Dia da Favela: mutirão ocorre na Mangueira e no Complexo da Penha

O projeto vai oferecer desde a isenção de taxas para documentação básica até informações sobre pecúlio e vagas de emprego para o público - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos levará nesta quinta (04) o projeto Social + Presente Edição Favela, do Governo do Estado, aos moradores dos complexos da Penha e da Mangueira, ambos na Zona Norte do Rio. A ação especial acontece simultaneamente, das 10h às 15h.

No Complexo da Penha, a ação vai ocorrer no Contêiner, na Rua Ardíria, número 119. Já na Mangueira, o evento vai ocorrer na quadra da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, na Rua Visconde de Niterói, 1.072.

O projeto, em parceria com a Fundação Leão XIII, Fundação Santa Cabrini e Fundação para Infância e Adolescência (FIA/RJ), vai oferecer desde a isenção de taxas para documentação básica, como certidões de casamento, nascimento e óbito, RG e CPF, até informações sobre pecúlio e vagas de emprego para o público apenado.

Nos locais, também haverá atendimento jurídico, psicológico e de assistência social para mulheres e para o público LGBTQIA+, além de orientações sobre o direito de crianças, adolescentes e idosos.

Mais de 3 mil atendimentos desde agosto

O Social + Presente é uma iniciativa do governo do estado para levar serviços básicos às pessoas nas áreas mais carentes do estado. Desde o início do projeto, em agosto, o Social + Presente já atendeu a mais de 3 mil pessoas com eventos organizados toda semana, tanto na capital quanto no interior.

- O Social + Presente é uma iniciativa do governo do Rio para levar serviços básicos às pessoas. Promovemos uma edição a cada sábado e, em especial, nesta quinta, vamos atender às pessoas nessas duas grandes comunidades da capital - afirma o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Matheus Quintal.

- Estamos juntando forças com o objetivo de garantir a dignidade das pessoas. A população do Rio de Janeiro não tem tempo a perder, e o governo Cláudio Castro não vai deixar ninguém para trás na recuperação econômica- acrescenta o secretário.

Nesta quinta, as duas edições simultâneas do evento também vão contar com uma equipe da Subsecretaria de Políticas para Mulheres, oferecendo atendimento gratuito para mulheres vítimas de violência, com assistência social, psicológica e assessoramento jurídico para casos judicializados.


SERVIÇO

Social + Presente Edição Favela

Data: 4 de Novembro

Horário: das 10h às 15h

Locais: Complexo da Penha, na Rua Ardíria, número 119; e Complexo da Mangueira, na Quadra do GRES Estação Primeira de Mangueira, na Rua Visconde de Niterói, 1.072.