Hospital de Saracuruna ganha CTI Pediátrico e Unidade Pós-Operatório

O hospital, referência na assistência a pacientes de urgência e emergência em trauma adulto e pediátrico e maternidade de alto risco - Foto: Divulgação

Regiões
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Depois de ganhar um amplo e moderno Centro de Tratamento Intensivo (CTI) pediátrico, com 17 leitos, o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, Duque de Caxias, receberá uma nova Unidade Pós-Operatória(UPO) com 11 leitos.

O hospital, referência na assistência a pacientes de urgência e emergência em trauma adulto e pediátrico e maternidade de alto risco, atende por mês cerca de 11 mil pacientes.

Inaugurado há cerca de três semanas, o CTI pediátrico tem hoje 17 crianças internadas. Outras 11 passaram pela nova unidade de terapia intensiva neste período, foram estabilizadas e receberam alta. O local vem recebendo elogios da equipe médica, enfermagem e pessoal de apoio e principalmente dos pais, pela infraestrutura e humanização.

"Só tenho a agradecer e a elogiar todo atendimento aqui, Meu filho vem recebendo todo o tratamento que precisa e muito carinho dos funcionários, o que nos deixa muito contente", declarou a dona de casa Lalesca Ferreira, de 28 anos, mãe do pequeno Kelvyn Gabriel de 1 ano, moradora de Nova Iguaçu.

A unidade também recebeu manutenção na câmara mortuária, fechada há quase dois anos.

Os corpos estavam sendo armazenados em um container frigorífico. "Colocamos em funcionamento o equipamento, que conta com 20 gavetas. Hoje garantimos dignidade ao familiar quando vai reconhecer o corpo do ente querido. O nosso processo de humanização, qualidade e investimentos em projetos e obras que melhorem o atendimento à população está só começando", garantiu a diretora administrativa do hospital, Renata Veiga, acrescentando que as obras na Unidade Pós-Operatória estão em ritmo acelerado.

"A revisão nas redes de água, elétrica, oxigênio e ar condicionado estão sendo feitas, assim como no piso, que receberá manta apropriada para receber as camas hospitalares e os equipamentos de suporte, como respiradores e monitores", adiantou.

E com a chegada das festas de Natal e Réveillon, o número de atendimento no centro de trauma e no setor de emergência aumenta. Atenta, a direção do hospital está reforçando o abastecimento de medicamentos e insumos. Nesta quinta-feira, o almoxarifado e a farmácia receberam nova remessa de materiais e remédios utilizados principalmente por pacientes vítimas de traumas.

Nos últimos 11 meses, o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, hoje administrado pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) em parceria com a secretaria estadual de Saúde, bateu recorde no número de atendimentos. Foram 110.256 pacientes atendidos, 2.930 partos, 169.032 exames de imagens, sendo 111 mil raios x e 44 mil tomografias, e mais de 900 mil exames laboratoriais.