Agência Brasil

Rio gerou 64 mil novos empregos formais nos primeiros meses de 2021

Por Redação

Em comparação, no mesmo período do ano passado, houve uma perda de 125,6 mil empregos formais no Rio

De janeiro a outubro de 2021, a cidade do Rio gerou 64 mil novos empregos, sendo quase 60% nos últimos três meses e mais de 90% nos últimos seis meses, mostrando a recuperação recente da economia carioca, muito ligada ao avanço da vacinação. É o que mostram dados da sétima edição do Boletim Econômico do Rio, publicação mensal da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS).

– Como esperado, a economia carioca está se recuperando melhor no segundo semestre, após quase dois anos de pandemia. As expectativas são bastante positivas para 2022, com praticamente 100% da população vacinada – explica o secretário Chicão Bulhões.

Apenas em outubro foram gerados 11,9 mil empregos novos, sendo a maior parte no setor de serviços (7,7 mil), principal segmento da economia carioca. No agregado do ano, o setor somado ao comércio gerou 55,3 mil empregos. Em comparação, no mesmo período do ano passado, houve uma perda de 125,6 mil empregos formais no Rio.

O Indicador de Atividade Econômica do Rio (IAE-Rio), elaborado pela SMDEIS, acumula uma alta em outubro, em termos reais, de 2,5%, em comparação com dezembro de 2020, mostrando uma tendência de alta nos últimos meses, com uma queda em outubro. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o IAE-Rio cresceu 3,4%, após o forte crescimento em setembro. Nos primeiros dez meses de 2021, o indicador cresceu 4,7%, em comparação com o mesmo período do ano passado. No acumulado em 12 meses, o IAE-Rio apresenta uma alta de 3,6%.

A taxa de inflação no Rio nos últimos 12 meses terminados em novembro foi de 9,6%, abaixo da inflação brasileira, de 10,7%. O aumento dos preços no Rio foi puxado principalmente pela alta de 15,7% dos preços administrados, e de 10,8% da alimentação no domicílio. Os mesmos itens aumentaram 19,2% e 9,7%, respectivamente, no Brasil.