Contabilistas terão atendimento preferencial em repartições públicas

A garantia de atendimento preferencial aos contabilistas se dará estritamente para o desenvolvimento da atividade profissional - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Já está valendo a Lei 9547/2022 que estabelece atendimento preferencial aos profissionais da Contabilidade nas repartições e concessionárias de serviços públicos do Estado do Rio de Janeiro. De autoria dos deputados Adriana Balthazar (Novo) e André Corrêa (DEM), a Lei prevê atendimento preferencial dos profissionais no horário das 11 às 13 horas, em local próprio e, em caso de impossibilidade, intercalado com o atendimento do público em geral, sem prejuízo ao acesso prioritário já realizado a idosos, gestantes, pessoas com deficiência e grupos previstos na Lei Federal 10.048/2000.

"É uma honra poder contribuir com uma classe profissional que exerce papel essencial para a economia do Estado. Agilizar o trabalho dos contabilistas representa dinamizar processos diários relevantes para o funcionamento de inúmeras empresas fluminenses", ressaltou Adriana Balthazar.

A garantia de atendimento preferencial aos contabilistas se dará estritamente para o desenvolvimento da atividade profissional, em representação aos seus clientes, e eles terão direito a protocolar documentos e petições independentemente de agendamento prévio. As repartições públicas e concessionárias de serviços públicos deverão implementar e operacionalizar o atendimento preferencial no prazo mais curto possível, além de dar publicidade à nova Lei.