Secretaria da Juventude abre 75 vagas para laboratório de jovens

Serão 25 encontros, sempre aos sábados, no período da manhã, com o debate da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU) - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) abriu as inscrições para o processo seletivo do Laboratório de Inovação para Mediação Sociopolítica (Lab.JUV-RIO). Os interessados têm até o dia 15 de fevereiro para se inscrever no curso, que conta com 75 vagas e bolsa permanência de R$ 450 por seis meses.

Ancorado no programa Geração Transformadora, lançado em agosto de 2021, o Lab.JUV-Rio tem como objetivo romper com a exclusão social a partir de metodologias e estratégias eficazes de mediação sociopolítica para que os jovens cariocas de 15 a 29 anos possam pensar questões globais e locais a partir de suas realidades. A partir dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), essa ação será executada em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds).

A primeira edição vai de março a agosto de 2022, com o tema “A cidade que queremos”. Serão 25 encontros, sempre aos sábados, no período da manhã, com o debate da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), trazendo a experiência da juventude e de seus territórios da cidade para, de maneira inclusiva, construir um futuro saudável, sustentável e menos desigual, a partir da proposição de implementação de políticas públicas. A meta é que 600 jovens participem do Lab.JUV-RIO até 2024.

Aulas, bolsa-auxílio e inscrição

Os encontros serão realizados de forma híbrida, isto é, no formato presencial e on-line, e as vagas contemplarão os seguintes bairros e regiões: Centro (4), Zona Sul (4), Tijuca (4), Ramos (5), Méier (5), Madureira (5), Inhaúma (5), Penha (5), Pavuna (5), Ilha do Governador (4), Jacarepaguá (5), Barra da Tijuca (4), Bangu (5), Campo Grande (5), Santa Cruz (5), Guaratiba (5). As entrevistas ocorrerão entre os dias 21 e 25 de fevereiro e os resultados serão divulgados no dia 2 de março.

Para selecionar os jovens que participarão dessa experiência, serão analisados o grau de comprometimento demonstrado nas respostas ao formulário de inscrição e nas entrevistas, respeitando o público-alvo de moradores da cidade do Rio de Janeiro. Das vagas, 20% são reservadas a negros e índios e 5% para pessoas com deficiência (PCD), conforme o disposto nas leis municipais 5.695/2014, 645/1984, 2.111/1994, 4.950/2008, 6.132/2017 e no decreto municipal 5.890/1986. Os jovens aprovados nas fases de inscrição e entrevista que forem menores de 18 anos deverão apresentar autorização do responsável para ter a matrícula efetivada no projeto.

A bolsa-auxílio oferecida aos jovens no valor de R$ 450 terá como objetivo custear a permanência dos alunos no projeto. Para garantir a vaga, será dever dos jovens ter o mínimo de 75% de frequência e entregar todas as atividades propostas.

As inscrições para a primeira turma do Lab.JUV-RIO podem ser realizadas por meio deste site. Confira o edital completo do Lab.JUV-RIO.

As turmas seguintes do projeto e demais informações serão comunicadas pelas redes oficiais da JUVRio (@juvrio).