Carnaval 2022: prefeitura divulga calendário oficial dos desfiles

A Viradouro, campeã do carnaval 2020, vai defender o seu posto no dia 22 de abril, no primeiro dia do Grupo Especial - Foto: Leandro Lucas e Renata Xavier/ Divulgação Unidos do Viradouro

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura do Rio divulgou, nesta sexta (11), o calendário oficial com as datas do carnaval deste ano. De acordo com uma publicação, que consta no Diário Oficial do município, os desfiles na Marquês de Sapucaí começam no dia 20 de abril com as escolas da Série Ouro (antiga Série A).

A apresentação segue no dia 21, ainda com a Série Ouro, e chega nos dias 22 e 23, sexta-feira e sábado, com as agremiações do Grupo Especial. Já na Estrada Intendente Magalhães, em Madureira, Zona Norte, os desfiles estão divididos em seis dias.

20 de abril (quarta-feira) — Série Ouro
21 de abril (quinta-feira) — Série Ouro
22 de abril (sexta-feira) — Grupo Especial
23 de abril (sábado) — Grupo Especial


No dia 20, desfilam as escolas: Em Cima da Hora, Cubango, Unidos da Ponte, Porto da Pedra, União da Ilha, Unidos de Bangu e Sossego. Já no dia 21, passam pela Sapucaí as agremiações Lins Imperial, Inocentes de Belford Roxo, Estácio, Santa Cruz, Unidos de Padre Miguel, Vigário Geral, Império da Tijuca e Império Serrano.

Nos dois dias destinados ao Grupo Especial a ordem ficou definida da seguinte maneira: no dia 22 se apresentam Imperatriz Leopoldinense, Mangueira, Salgueiro, São Clemente, Viradouro e Beija-Flor de Nilópolis; e no dia seguinte será a vez de Paraíso do Tuiuti, Portela, Mocidade Independente, Unidos da Tijuca, Grande Rio e Vila Isabel.


Ainda na Marquês de Sapucaí, no dia 24 de abril vai acontecer a apresentação das crianças das escolas mirins. Já a apuração dos desfiles vai ser em 26 de abril, terça-feira. E o Sábado das Campeãs, quando as seis primeiras escolas do Grupo Especial se apresentam de novo para o público no Sambódromo, ficou para 30 de abril.

Na Estrada Intendente Magalhães, os desfiles vão de 20 a 22 de abril para apresentação da Federação de Blocos e das escolas do Grupo de Avaliação e da Série Bronze. Os desfiles da Série Prata estão marcados para os dias 29 e 30 de abril. No dia 1º de maio, a passarela será ocupada pelas escolas de samba dos Grupos de Acesso B e C.

20 de abril (quarta-feira) — Federação de Blocos
21 de abril (quinta-feira) — Grupo de Avaliação
22 de abril (sexta-feira) — Série Bronze
29 de abril (sexta-feira) — Série Prata
30 de abril (sábado) — Série Prata
1 de maio (domingo) — Grupos de Acesso B e C


Os eventos no Terreirão do Samba Nelson Sargento, no Centro do Rio, vão acontecer nos dias 20, 21, 22, 23 e 30 de abril. Detalhes de horário de funcionamento e de shows serão divulgados em breve.