O professor e físico Luiz Pinguelli Rosa morreu nesta quinta-feira (3) no Rio aos 80 anos. Ele estava internado no Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul. A causa da morte não foi informada.
O velório, aberto ao público, será das 17h às 19h, no átrio do Palácio Universitário, no câmpus da Praia Vermelha (Av. Pasteur 250).
Pinguelli Rosa foi presidente da Eletrobrás no primeiro governo Lula e dirigiu, por quatro mandados, o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). Ele também participou da elaboração de projetos tecnológicos para a usina nuclear de Angra 1.
Foi na UFRJ que Pinguelli Rosa se graduou em física em 1967. Dois anos depois, tornou-se mestre em engenharia nuclear na Coppe. Em 1974, concluiu um doutorado em física na PUC-Rio.
O professor foi membro do Conselho do Pugwash, entidade fundada por Albert Einstein e Bertrand Russel, a qual ganhou o Nobel da Paz em 1995, e tinha participação no Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima (IPCC), instituição que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007.
Morre Luiz Pinguelli Rosa, ex-presidente da Eletrobrás
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura