Programa Forma Rio 60+ qualifica idosos para o mercado de trabalho

O programa tem ainda o objetivo de resgatar a autoestima dessa população - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O programa Forma Rio 60+, de qualificação profissional para idosos, lançado pela Prefeitura, vai estimular pessoas dessa faixa etária para que ingressem no mercado de trabalho ou retomem suas atividades. Ao todo, 150 frequentadores das seis Casas de Convivência do município vão poder participar de duas oficinas gratuitas: “A influência das redes sociais no marketing pessoal” e “Ferramentas digitais e o mundo do trabalho”. As primeiras turmas já começaram na unidade de Botafogo, e os participantes receberam certificados.

A iniciativa é uma parceria das secretarias municipais de Trabalho e Renda e de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida. O programa tem ainda o objetivo de resgatar a autoestima dessa população. Segundo o Estatuto do Idoso, pessoas com mais de 60 anos têm direito ao exercício de atividades profissionais respeitando suas condições física, intelectual e psíquica.

– Queremos potencializar nosso público. Capacitar os idosos para uma volta ao mercado de trabalho também combate o etarismo. A experiência deles é um diferencial competitivo – disse o secretário de Envelhecimento Saudável, Junior da Lucinha.

As oficinas do programa foram elaboradas com metodologia apropriada ao público 60+, com a aplicação de dinâmicas de grupo que permitem a construção de pensamentos e atitudes positivas frente a situações relacionadas ao mundo do trabalho e, principalmente, ao desenvolvimento pessoal dos participantes.

As próximas turmas serão realizadas quinta-feira (26/05) e nos dias 03 e 10 de junho, nas Casas Maria Haydee, na Gávea; Bibi Franklin Leal, na Tijuca; Naná Sette Câmara, em São Conrado; Clara Nunes, em Madureira; e Carmen Miranda, na Penha.

– Queremos dar oportunidade para esse público fazer parte novamente do mercado formal de trabalho. Os benefícios vão além da independência financeira, acima de tudo o resgate da cidadania desses trabalhadores que com suas experiências podem contribuir para a retomada econômica da cidade – destaca o secretário de Trabalho e Renda, Sergio Felippe.