Operação na Vila Cruzeiro procura lideranças do Comando Vermelho

Até o momento, 11 pessoas morreram e 2 ficaram feridas durante a ação - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Onze pessoas morreram durante uma operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (24). O objetivo da ação é prender lideranças da facção criminosa Comando Vermelho.

Entre os mortos está uma moradora da região atingida na entrada da Chatuba, comunidade vizinha à Vila Cruzeiro. A mulher morreu no local e a área foi isolada por uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) para a perícia da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC). A polícia afirma que não estava atuando na área na hora que ela foi atingida e que os tiros teriam partido de bandidos.

A Polícia Militar afirma que os outros 10 mortos eram suspeitos. Segundo a corporação, quando os agentes da PRF e do BOPE começaram a ação, criminosos começaram a disparar da parte alta da comunidade contra os policiais e houve troca de tiros, incluindo em uma área de mata.

Segundo as investigações, lideranças do Comando Vermelho estão escondidas dentro da comunidade. Traficantes do Pará, Bahia, Amazonas e Alagoas também estão sendo procurados na região.

De acordo com o Hospital Getúlio Vargas, outras duas vítimas também deram entrada na unidade com ferimentos causados por disparos de arma de fogo. As vítimas estão em atendimento no setor de trauma.

Até o momento, os agentes apreenderam 11 fuzis, 4 pistolas e granadas durante a ação. Outros 16 veículos, entre 10 motocicletas e 6 carros, usados pelos criminosos tentando fugir, também foram apreendidos na região da Vacaria.

OPERAÇÃO ATRAPALHA DIA A DIA DA COMUNIDADE

Onze escolas na região da Penha fecharam e vão prestar atendimento de forma remota para preservar a segurança dos funcionários e alunos. O protocolo foi ativado devido ao Programa Acesso Mais Seguro, do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, que atua em unidades escolares localizadas em áreas de risco.

As Clínicas da Família Rodrigo Yamawaki Aguilar Roig, Zilda Arns, Valter Felisbino de Souza Felippe Cardoso e Klebel De Oliveira Rocha também estão com o funcionamento comprometido. A unidades funcionam apenas internamente, sem prestar atendimento ao público.

CRIMINALIDADE NA VILA CRUZEIRO

Na última terça-feira (17), um helicóptero particular foi atingido por traficantes enquanto sobrevoava a Vila Cruzeiro, com tiros passando a cerca de 10 cm do piloto. Vídeos nas redes sociais foram publicados mostrando os traficantes tentando derrubar a aeronave.