Amanda Oliveira/GOVBA

Produção industrial fluminense tem melhor desempenho que média nacional

Por Redação

Firjan considera que as perspectivas para uma retomada mais consistente da economia em 2022 ainda permanecem promissoras

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em março a produção industrial do estado do Rio avançou 2,1% em relação a fevereiro. Com esse resultado, a economia fluminense manteve a trajetória de crescimento iniciada no terceiro trimestre do ano passado, registrando taxa de 6,2% no acumulado de doze meses. Para a Firjan, os dados mostram maior fôlego da indústria do estado, quando comparada à economia nacional (+1,8%).

A federação ressalta que, a despeito da deterioração da conjuntura, sobretudo a internacional, a economia fluminense tem apresentado um ambiente de fato mais favorável. O elevado volume de investimentos com recursos arrecadados do leilão da Cedae tem beneficiado toda a cadeia da construção civil do estado, com transbordamento positivo para os demais setores. Nesse sentido, vale destacar o desempenho dos segmentos automotivo (+39,4%) e metalúrgico (11,0%) no acumulado de doze meses, até março de 2022. Além disso, a retomada da confiança do empresário industrial do estado tem repercutido sobre o segmento de produtos farmacêuticos (+14,7%), recuperando um setor que já foi bem pujante e importante para a indústria fluminense. O segmento de derivados de petróleo, que tem o maior peso para o setor industrial do estado, também vem mostrando dinâmica mais positiva (+2,3%), interrompendo uma sequência de taxas negativas desde novembro de 2010.

Portanto, a Firjan considera que, no que diz respeito à própria conjuntura do estado do Rio de Janeiro, as perspectivas para uma retomada mais consistente da economia em 2022 ainda permanecem otimistas e promissoras.