Na Semana do Meio Ambiente, atividades e mutirões de limpeza

Programação vai envolver mais de 2 mil alunos de escolas públicas - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O que cada um de nós pode fazer para tornar o futuro do planeta mais sustentável? A pergunta permeia uma série de atividades educacionais da Águas do Rio e será feita, ao longo desta semana, a duas mil crianças e adolescentes de escolas públicas fluminenses. As ações fazem parte de uma agenda de comemoração ao Dia do Meio Ambiente, celebrado no domingo (5), que também conta com mutirões de limpeza de praias, rios e lagoas e a distribuição de mudas.

Carro-chefe da semana de Meio Ambiente, as atividades educacionais têm o objetivo de conscientizar os jovens sobre o impacto do homem no planeta e o papel de cada um na preservação da natureza. Com atividades lúdicas, meninos e meninas vão aprender sobre o caminho que a água faz para chegar potável nas torneiras, a coleta e tratamento do esgoto, além da importância de manter bons hábitos, como o de jogar o lixo em local adequado, para não prejudicar os sistemas.

“O caminho para um futuro sustentável tem que passar, entre outras coisas, pela educação ambiental. Ela é transformadora, principalmente para as novas gerações, que poderão aprender de forma lúdica os processos naturais, como funciona o nosso trabalho e a responsabilidade de cada um na preservação do meio em que vivemos. A conscientização é uma ferramenta de cidadania”, afirma o presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini.

Em paralelo às ações educacionais, de forma prática, a concessionária também apoia a retirada de lixo de locais icônicos no estado. Os mutirões de limpeza começaram no sábado (4/6), na Lagoa Rodrigo de Freitas. No domingo (5), aconteceu na Praia Vermelha, na Urca, e no rio Paraíba do Sul, em Cambuci. Um abraço simbólico, com a previsão de participação de mais de quatro mil voluntários, e a limpeza das areias de Copacabana estão previstas para e esta quarta-feira (8/6).

Além das palestras em escolas municipais, a empresa fará a distribuição de mudas em São Gonçalo, Itaboraí e Maricá. No interior do estado, a semana será marcada pelo cadastro de clientes na tarifa social e panfletagens com informações sobre o uso consciente da água e os tipos de crimes ambientais. Em Itaocara, por exemplo, o evento ‘Adote uma Árvore’, realizado no Calçadão do Centenário, orientou a população sobre o descarte correto do óleo de cozinha usado. Nos dias 7 e 9/6, a Águas do Rio levará, respectivamente, para Cachoeiras de Macacu, na Praça Manoel Diaz Martinês, às 16h, e Rio Bonito, na Escola Municipal Dr. Astério Alves Mendonça, às 10h, apresentações teatrais sobre meio ambiente.

Representantes da concessionária fecham a semana participando do Diálogos Ambientais, série de palestras promovida pelo Museu do Amanhã, nos dias 8, 9 e 10/6. O evento irá reunir especialistas, comunidades e sociedade civil para debater a construção de um futuro sustentável, como preconiza a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

08/06 quarta-feira

12h - 2ª Edição do Aquele Abraço, em parceria com a organização ROUTE Brasil

Local: Praia de Copacabana

08, 9 e 10/06

10h – Diálogos Ambientais

Local: Museu do Amanhã

Cambuci

05/06

Mutirão de limpeza do Rio Paraíba do Sul

Cachoeiras de Macacu

09/06

9h às 14h - Apresentações de peça de teatro com a temática do Meio Ambiente

Local: Praça Manoel Diaz Martinês, Centro