Esculturas em papel dão vida a exposição Sementes na Sala Djanira, Espaço Cultural da Ceperj

Cada obra requer um trabalho minucioso que pode levar de 10 a 100 horas de confecção - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Usando a técnica de escultura em papel, a artista plástica Sayuri Fukuoka dá vida a exposição de artes “Sementes”, que conta com 34 obras. Ela desenvolve uma linguagem visual que valoriza os detalhes, compondo desde seres humanos a elementos simbólicos em artes com relevo. Cada uma requer um trabalho minucioso que pode demorar de 10 a 100 horas.

“Uso papel francês, que permite a modelagem da obra, giz de cera e aquarela. Pego uma imagem de referência e desconstruo essa imagem, criando pedacinhos e cortando cada um dos pedaços do papel, depois junto todas as peças novamente, reconstruindo a imagem, colando e criando volume e profundidade em cada uma das imagens”, explica a artista Sayuri Fukuoka.

Sayuri, que mora em São Paulo e veio ao Rio de Janeiro para expor, destaca a importância de espaços culturais que abracem a arte como a Sala Djanira, Espaço Cultural da Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro).

“Esse incentivo é fundamental para os artistas e também para o público. Muitas pessoas ficam receosas de ir à galeria porque acham que é caro, então um espaço gratuito faz toda a diferença para ampliar o conhecimento”, diz Fukuoka.

O presidente da Ceperj, Gabriel Lopes, destaca que o local tem como objetivo democratizar a arte. “Temos como foco disseminar, abrir as portas, dar oportunidades a todos que tenham uma iniciativa através da arte e da cultura. Já recebemos inclusive brasileiros que não estão mais residentes no Brasil e trazem todo o conhecimento e a cultura de fora. Essa é uma grande oportunidade de interação da arte e da cultura no nosso ambiente”, conta.

O espaço já tem exposições programadas até 2025. “A galeria é bem contemporânea, então temos um leque de artistas bem variado. Fazemos exposições presenciais, virtuais e até lançamento de livros. Todos têm acesso, é só chegar”! ressalta Carla Costa, Coordenadora do Espaço Cultural Ceperj.

A exposição “Sementes” ficará em cartaz até 27 de julho, de segunda a sexta, das 10h às 17h, no Espaço Cultural da Ceperj, na Av. Carlos Peixoto, 54 – Botafogo. A visitação é gratuita.

Serviço:
Exposição de artes “Sementes”
Data e horário: 7 a 27/7, de segunda a sexta, das 10h às 17h
Local: Sala Djanira – Espaço Cultural da Ceperj
Endereço: Av. Carlos Peixoto, 54 – Botafogo
Visitação gratuita