Operação une órgãos do Estado do Rio e do Governo Federal na Rodovia Presidente Dutra

A Operação Foco também tem seu perfil ligado às questões de segurança pública - Foto: Duvulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Foi iniciada nesta segunda-feira (25) a OPERAÇÃO CENTAURO, realizada em conjunto com os governos federal e estadual do Rio. Pelo Governo Federal, a ação mobilizou equipes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Já pelo estado, participaram a Secretaria da Casa Civil, por intermédio da Subsecretaria Especial de Controle de Divisas (OPERAÇÃO FOCO) e do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), e a Secretaria de Estado de Fazenda (SEFAZ).

As equipes atuam no KM 318 da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), na Praça do Pedágio de Itatiaia e em operações volantes.

ANTT – A Agência Nacional de Transportes Terrestres atuará no combate ao transporte clandestino de passageiros interestadual, o conhecido ‘transporte pirata’.

OPERAÇÃO FOCO E SEFAZ – A Subsecretaria Especial de Controle de Divisas e a Secretaria de Estado de Fazenda atuam para combater a sonegação fiscal em território do Estado do Rio. Além disso, equipes da Coordenadoria de Inteligência trabalham de maneira volante em diferentes pontos.

A Operação Foco também tem seu perfil ligado às questões de segurança pública.

IPEM – O Instituto de Pesos e Medidas atuará realizando a fiscalização de cronotacógrafo (Instrumento que registra velocidade, tempo e distância percorrida por um veículo)

Ao todo, foram realizadas mais de 100 abordagens, resultando em 15 autuações de veículos, entre ônibus e caminhões, e na apreensão de três ônibus que faziam transporte ilegal de passageiros.

Além da repreensão do transporte pirata, a Operação Centauro tem cunho educativo, que visa conscientizar o cidadão sobre os riscos que o transporte irregular pode oferecer aos passageiros.