Escola de Governo do Rio capacita profissionais para nova do fase do E-social

As aulas acontecem 25 e 27 de julho no Lab.RJ, espaço de integração e capacitação da Fundação Ceperj para servidores públicos estaduais - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Teve início nesta segunda (25/07), o curso de capacitação "Como implantar o E-Social em Minha Instituição Pública" que visa auxiliar profissionais de RH e Gestão de Pessoas a cumprirem a exigência legal da 3ª fase do e-Social quanto às novas diretrizes de trabalho em uso do sistema informatizado. O curso acontece de hoje até 27/07, no espaço Lab. RJ, Centro do Rio, na Fundação Ceperj através da Escola de Gestão e Políticas Públicas (EGPP).

“Manter o quadro de servidores atualizados quanto às novas diretrizes de trabalho e otimizar processos de rotinas administrativas faz toda a diferença. A Fundação Ceperj cumpre, desta maneira, o seu propósito que é o de proporcionar espaço e conteúdo necessários para a multiplicação desse aprendizado”, lembra Gabriel Lopes, presidente da Fundação Ceperj.

O E-Social, Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas, é uma ação do Governo Federal que reúne e facilita o envio e informações obrigatórias dos trabalhadores em uma única plataforma, o que impacta nos pagamentos realizados por mais de 50 mil Instituições Públicas de todo o país de acordo com essa nova modalidade.

“Mais de 70% dos órgãos não possuem servidores capacitados para lidar com o E-social, e este é um dos motivos de inclusive haver uma prorrogação de uso obrigatório da 3ª fase do e-Social. Todo órgão público deve estar preparado para além do E-social. Reforça Fábio Rek, um dos maiores especialistas do país, perito e consultor Contábil, que comandará o curso durante esses cinco dias.

Durante o curso serão apresentados pelo especialista, as possíveis mudanças que irão ocorrer com a implementação do E-social. Reforçando que é preciso tratar a legislação de forma técnica e não política", conclui.

Para o gerente de RH, Bruno Pereira, “a capacitação é bem pertinente, pois adequa as rotinas de RH com as exigências estabelecidas pelo E-social”.

"O curso realizado pela EGPP em parceria com a Ceperj e o Lab.RJ tem a finalidade de qualificar os servidores públicos afetados por uma nova demanda provocada pela legislação que conduz processos de trabalho embasados no Sistema E-Social que é tão importante para resultados finais de arrecadação de impostos e onerações em orçamentos públicos, seja na esfera federal, estadual ou municipal ".

Sobre a CEPERJ:
A Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro. Sua equipe atua na coleta e análise de dados, com objetivo de subsidiar gestores e estudiosos na percepção da realidade do estado e no aperfeiçoamento das políticas públicas. Atuando na capacitação, especialização e produção de conhecimento e promovendo a excelência da gestão pública e o desenvolvimento econômico.