Segura peão, porque as porteiras estão abertas! Depois de 2 anos parados em função da pandemia, os Parques de Exposições de diversos municípios do estado voltaram a receber as feiras agropecuárias. Os eventos além de atrair turistas de todo o país, movimentam a economia e geram empregos temporários.
“Estamos em uma época recheada de exposições pelo nosso estado. Sabemos que eventos como esse movimentam o mercado agropecuário no Brasil, além de gerar emprego e renda tanto nas áreas rurais, quanto nas grandes e pequenas cidades do estado, que sobretudo servem de vitrine para os produtores rurais expor seus produtos locais - ressaltou o secretário de Estado de Agricultura, Alex Grillo.
Nesta quarta-feira (27), o Parque de Exposições Latiff Mussi, em Macaé, no Norte Fluminense, vai receber mais uma edição da tradicional Expo Macaé. O evento acontece até o dia 31 de julho, com shows gratuitos e sob venda de ingressos. Este ano, a programação integra as comemorações dos 209 anos do município.
Entre os dias 03 e 07 de Agosto será a vez de Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense. A Exposição Agropecuária do município além de marcar o retorno do rodeio, terá novas atrações como o motocross.
Em setembro, entre os dias 02 e 07, o município de Cambuci, no Norte Fluminense, também irá realizar a ExpoCambuci. A última aconteceu em 2018. No dia seguinte ao encerramento da festa em Cambuci, o Parque de Exposições Edgar Rodrigues Luterbach, no Centro do Município de Macuco, também receberá mais uma edição do Expo Macuco, que acontece até o dia 11 de setembro.
Exposições foram retomadas em abril com recorde de públicoO município de Cordeiro recebeu entre os dias 16 e 24 de julho mais de 300 mil pessoas na tradicional Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial da Região Serrana, que é considerada uma das maiores feiras do segmento no estado do Rio de Janeiro. O evento movimentou mais de R$ 1 milhão em negócios.
Em 2021, quando completou 100 anos, o Governo do Estado declarou a ExpoCordeiro como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Rio.
Jonathan Gonçalves aguardou ansioso a chegada de mais uma edição da feira. Ele participa do evento há quase uma década, mas este ano foi especial.
“Eu fui convidado para ser o apresentador oficial da exposição. Para quem trabalha com eventos, essa espera de 2 anos foi muito dolorosa. Muitas famílias literalmente dependem disso. Falo não só por mim, mas também pelos comerciantes que trabalham vendendo seus produtos, o pessoal de apoio, entre outros.”
Em Itaguaí, na Costa Verde, as comemorações dos 204 anos do município também foram marcadas com a ExpoItaguaí, no Parque de Exposições da cidade. O evento aconteceu entre os dias 30 de junho e 5 de julho. De acordo com a administração municipal houve um aumento de cerca de R$ 15 milhões na arrecadação da cidade em função da festa. Só nos três primeiros dias da exposição, mais de 200 mil pessoas, entre itaguaienses e turistas passaram pelo evento.
“A Secretaria de Estado de Turismo vem trabalhando em várias frentes para intensificar a promoção do turismo nas 12 regiões turísticas do estado, mas com foco no interior e seus potenciais de atração. O chamado “Turismo Rural" é uma vertente de amplo desenvolvimento econômico e cultural nas áreas rurais, por meio de atividades turísticas. As feiras e exposições agropecuárias atraem turistas de diversas partes do Brasil para destinos pouco explorados do RJ." - destacou o Secretário da Setur, Sávio Neves.
Exposições agropecuárias avançam por municípios do interior do Estado

As festas movimentam a economia, geram empregos e ainda atraem turistas de várias partes do país - Foto: Divulgação
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura