Estado do Rio criou mais de 100 mil empregos formais este ano

Quase 23 mil postos de trabalho com carteira assinada foram preenchidos em junho - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Pelo sexto mês consecutivo, o Rio de Janeiro manteve os resultados positivos na geração de empregos, consolidando o estado entre os que mais empregaram no país: no primeiro semestre de 2022, foram criados 104.144 postos de trabalho com carteira assinada. Em junho, o estado criou 22.922 empregos, número 27,5% maior que o mesmo mês do ano anterior. Esses números, identificados no Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram divulgados na quinta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Previdência e analisados pelo Observatório do Trabalho da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda.

"Todos os setores de atividade econômica analisados tiveram saldo positivo. O setor de Serviços liderou a abertura de vagas no estado, com a criação de 14.771 postos de trabalho, seguido do Comércio, que gerou 2.906 empregos. A indústria também se destacou e foi responsável por 2.839 novas vagas", disse o governador Cláudio Castro.

Os municípios que se destacaram na recuperação da empregabilidade, de acordo com o Novo Caged, foram o Rio de Janeiro, com 13.180 novos postos de trabalho formal, São Gonçalo, com 1.046, Duque de Caxias, com 934, Macaé, onde foram gerados 871 novos empregos, e Niterói, com 858.

Outro segmento verificado foi o da divisão por gênero, que mostrou que os homens ocuparam 55,7% das posições e as mulheres, 44,3%. Por idade, o maior saldo de vagas ficou entre as pessoas de 18 a 24 anos e, por escolaridade, a maioria dos postos de trabalho foi ocupada por pessoas com ensino médio completo.