Rio pode ganhar o Programa de Prevenção ao Alcoolismo entre Mulheres

É o que determina o Projeto de Lei 5.522/22, de autoria da deputada Enfermeira Rejane - Foto: Osório Caveirão From Wikimedia Commons,

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Rio poderá ganhar o Programa Estadual de Prevenção ao Alcoolismo entre Mulheres, com o objetivo de implantar uma política pública que produza um conjunto de diagnósticos, ações preventivas e serviços de acolhimento e tratamento. É o que determina o Projeto de Lei 5.522/22, de autoria da deputada Enfermeira Rejane (PCdoB), que a Assembleia Legislativa vota, em primeira discussão, nesta quinta-feira (4). Caso receba emendas parlamentares, o texto sairá de pauta.

A proposta também prevê a criação da Semana de Prevenção da Mulher contra o Alcoolismo, a ser realizada na semana do dia 18 de fevereiro, quando é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, com o objetivo de realizar eventos e atividades voltados a estimular a redução do consumo de álcool entre o público feminino.

Além disso, ao longo de cada ano, as secretarias de Estado de Saúde, de Assistência Social e de Direitos Humanos deverão desenvolver um planejamento com palestras e seminários sobre o alcoolismo, além de distribuição de material informativo, folhetos e montagem de quiosques para panfletagem e orientação nos seguintes locais em locais próximos a boates, bares, restaurantes, danceterias, clubes e congêneres, eventos musicais e esportivos e nas unidades de saúde estaduais e nas unidades de atenção básica.

“Estima-se que quase 107 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de distúrbios relacionados ao uso da bebida alcoólica e menos de 10% recebem cuidados adequados. A proposta visa conscientizar sobre questões específicas da saúde mental e dependência química feminina, além de informar sobre os serviços e organizações que acolhem, apoiam e oferecem oportunidade para discussão do tema”, justificou a parlamentar.