Degase realiza Semana do Bebê até quinta-feira

Evento tem programação para a realidade dos bebês de jovens em medida socioeducativa - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Começou a Semana do Bebê realizada pelo Degase em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio e o Unicef. Especialistas do poder judiciário e educadores abriram a programação, na terça-feira (9), com uma palestra online, que teve como tema "Relações familiares, Saúde Mental e Socioeducação". Claudius Ceccon, diretor-executivo do CECIP, participou desta primeira rodada de diálogo. Ele apresentou a história da organização, revelando como sua missão tem sido perpetuada através de projetos que têm a escuta ativa e a participação como principais componentes transformadores. A apresentação foi finalizada com a exibição de um vídeo autoral produzido por jovens participantes do projeto LabLivre, desenvolvido ao longo do ano passado no Degase (RJ-Ilha do Governador) e no CRIAAD Niterói.

Em geral, os convidados da primeira mesa do evento, que segue até quinta-feira (11), abordaram o objetivo de lançar luz sob a realidade dos bebês, filhos e filhas dos adolescentes que estão em cumprimento de medida socioeducativa. Nessa discussão, foi destacada a necessidade de avanço na implantação de políticas que acompanhem os familiares. Segundo os especialistas, muitas vezes os jovens cumprem as medidas longe de suas origens, dificultando a reconstrução, manutenção e fortalecimento de vínculos com as famílias.

A equipe do Lablivre marca presença na Semana. Nesta quarta-feira (10), a psicóloga Simone Valadares, o educador Iuri Rodrigues e a advogada Verônica Ennes realizam a oficina presencial “Fotografia em foco - registrando cenários e narrativas nas relações de afeto” no Degase (unidade Ilha do Governador), às 14h.

Já na quinta-feira (11), Noale Toja, coordenadora de projetos em arte e tecnologia no CECIP e doutora na área de Educação, Cinema e Cotidianos pela Uerj, participa da mesa "A Rede intersetorial: Direitos em foco", das 10h às 12h30. Ela, que coordenou o projeto abordará " A Arte como laboratório de liberdade".

A transmissão online será pelo canal da Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire.