Réveillon: Rio terá show de drones e monitoramento da PM com câmeras

Rio terá palco com shows em Copacabana e mais 9 pontos - Foto: Julio Guimarães / RioTur

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A festa de Réveillon no Rio de Janeiroterá novidades tecnológicas a serviço do entretenimento e da segurança. As autoridades municipais e estaduais anunciaram detalhes do evento, nesta terça-feira (26), que incluem show de drones e monitoramento com câmeras de reconhecimento facial.

Na festa mais famosa, em Copacabana, na zona sul, 10 balsas com fogos de artifício serão posicionadas no mar para oespetáculo pirotécnico de 12 minutos, acompanhado de uma orquestra ao vivo, durante a Virada.

Somente em Copacabana, serão dois palcos, com apresentação de diversos artistas: Luísa Sonza, Gloria Groove, Ludmilla e a campeã do carnaval carioca Imperatriz Leopoldinense.

Também haverá palco em festas em outros nove pontos da cidade: praia de Ramos, praia do Flamengo, Penha, Parque Madureira, praia de Sepetiba, Ilha do Governador e Ilha de Paquetá, além depraça Mauá e Bangu — locais inéditos na programação.

Segurança

Uma das maiores preocupações do público é com a segurança do evento. A Polícia Militar disse que irá usar em Copacabana, na zona sul, e na Barra, na zona oeste, a partir do 31, câmeras com reconhecimento facial e de placas de carros,que podem identificar criminosos procurados e veículos roubados.

Além disso, 61 plataformas de observação serão espalhadas pela orla, com canhão de luz, para ajudar no patrulhamento dos agentes.

Em Copacabana, haverá 15 pontos de interdição e 15 pontos de revista do público, com detectores de metais. O objetivo da ação é evitar a entrada da população com objetos cortantes.

Na véspera do evento, a Seop (Secretaria de Ordem Pública) vai fazer a operação Tatuí, na tentativa de localizar materiais ilegais enterrados na areia.

Metrô

Para chegar a Copacabana, a principal recomendação é usar o metrô, especialmente a estação Siqueira Campos, que atende melhor ao grande fluxo de passageiros.

É importante lembrar que, a partir das 19h, do 31 de dezembro, só terão acesso ao metrô os usuários que adquirirem o bilhete exclusivo do Réveillon.

Atualmente, os cartões estão à venda na estação Carioca, das 10h às 21h.O cartão de ida e volta custa R$ 13,80. Já os somente de ida ou de volta: R$ 6,90, o mesmo valor da tarifa unitária.