Após as festas de fim de ano, os contribuintes do Rio de Janeiro precisam se preparar para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), cuja correção para 2024 foi divulgada pelo IBGE: 4,72%. A quitação até o final de 2023 evita o acréscimo do IPCA-E e mora. O calendário estipula que, até 7 de fevereiro de 2024, os proprietários devem pagar a cota única ou a primeira parcela, com desconto de 7%, conforme em 2023. A prefeitura enviará as guias pelos Correios a partir de 15 de janeiro, também disponíveis online no Carioca Digital a partir de 29 de janeiro.
Os contribuintes podem baixar todas as parcelas de uma vez, sem necessidade de acesso mensal ao site. A guia também pode ser solicitada nos postos de atendimento do IPTU, online ou presencialmente, informando o número de inscrição do imóvel.
A prefeitura reavalia critérios para isenção de IPTU e Taxa de Coleta de Lixo de 928.400 imóveis. A concessão de benefícios fiscais, como o congelamento em R$ 74.471 para isenção de imóveis residenciais, está em discussão. A prefeitura alerta sobre golpes e enfatiza que não envia comunicações via WhatsApp ou SMS.
Confira as datas de vencimento: cota única ou 1ª cota até 7 de fevereiro; 2ª cota até 7 de março; 3ª cota até 5 de abril; 4ª cota até 8 de maio; 5ª cota até 7 de junho; 6ª cota até 5 de julho; 7ª cota até 7 de agosto; 8ª cota até 6 de setembro; 9ª cota até 7 de outubro; 10ª cota até 7 de novembro.
IPTU 2024: reajuste será de 4,72%; confira o calendário de pagamento do imposto no Rio

O valor do imposto será corrigido pela inflação. Índice ainda será divulgado - Foto: Roberto Moreyra
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura