Rio concede licenças e capacitação para vendedores de mate das praias

Mais 195 mateiros receberam a licença para vender mate nas praias cariocas - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

De olho no ordenamento das praias cariocas e na qualidade dos serviços prestados, a Prefeitura do Rio legalizou, nesta quarta-feira (27/03), mais 195 profissionais que exercem a atividade de vendedor de mate nas praias, os famosos mateiros – que são patrimônio imaterial da cultural carioca. Além dos alvarás, a Prefeitura também ofereceu capacitação em boas práticas aos profissionais, por meio da equipe do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio).

A iniciativa é da Subprefeitura da Zona Sul, em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública e a Subprefeitura da Barra da Tijuca. A cerimônia de entrega dos novos alvarás contou com a presença dos subprefeitos Flávio Valle, da Zona Sul, e Rafael Lima, da Barra da Tijuca, além do secretário Municipal de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Os 195 alvarás distribuídos nesta quarta-feira são válidos até 31 de dezembro e renovados mediante o pagamento da Taxa Anual de Uso de Área Pública (TUAP) no valor de R$ 94,83. Com essa licença em mãos, os contemplados poderão atuar na venda de mate em qualquer parte da orla carioca.

Para o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, a legalização da atividade, aliada à capacitação, oferece mais segurança para todos.

"Hoje é um dia especial. Estamos entregando as licenças e oferecendo capacitação para mais um grupo de mateiros. A praia é um grande ativo do Rio e garantir a legalização e a capacitação para os serviços prestados oferece segurança para os profissionais e para os consumidores. É fundamental a capacitação dos profissionais que lidam com o manuseio de alimentos e bebidas de consumo direto, que podem oferecer riscos à saúde do consumidor", explicou Flávio Valle.

O secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, destacou o trabalho da Prefeitura com a regulamentação dos profissionais.

"Essa é mais uma leva de entrega de licenças que fazemos para os mateiros de praia. Elas se somam a outras já concedidas e outras que ainda faremos, como por exemplo, licenças a comerciantes ambulantes da região da Uruguaiana. É uma forma de darmos oportunidade do trabalho legalizado a esses comerciantes, mas também de eles entenderem que precisam cumprir as regras da Prefeitura para um convívio harmônico entre eles e os pedestres", destaca o secretário.

O subprefeito da Barra da Tijuca, Raphael Lima, reforçou a importância da valorização desses profissionais.

"O mate é um símbolo do Rio de Janeiro. Ficamos sempre muito felizes em entregar as licenças para essas pessoas que representam o Rio e que ajudam na economia da cidade", comemorou o subprefeito da Barra.

Aline Borges, presidente do IVISA-Rio, ressaltou a importância da capacitação em boas práticas:

"Os mateiros são um verdadeiro patrimônio da cultura carioca. Então, é muito importante que eles estejam capacitados a prestar um serviço de excelência, com qualidade e segurança para a população".

O mateiro Alexandre dos Santos Junior, mais conhecido como Juninho do Matte, 35 anos, trabalha na praia do Leme desde 2008. Ele era um dos mais animados com sua licença de trabalho. Aproveitou o evento para fazer um apelo aos consumidores para que só comprem produtos dos profissionais legalizados.

"Para quem trabalha na praia essa ação da Prefeitura é muito importante. Agora tenho minha credencial de trabalho e tem muita gente sem experiência que simplesmente compra o galão e vai vender um produto sem qualidade. Isso prejudica toda a categoria. Eu tenho o sonho de vender meu mate para o mundo e esse curso de boas práticas é extremamente importante porque agrega ao meu trabalho. Aproveito e faço um apelo para que comprem o mate apenas dos mateiros legalizados", disse.