A Organização Desportiva Pan-Americana (Panam Sports) oficializou na quinta-feira (1º) a candidatura conjunta das cidades do Rio de Janeiro e Niterói a sede dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031.
Também foi certificada a única concorrente, a capital paraguaia, Assunção.
O presidente da Panam Sports, o chileno Neven Ilic, disse que a organização está feliz e orgulhosa com as duas opções.
"Não só cumprem os requisitos de cidade-sede, como também evidenciam uma paixão e motivação de suas autoridades, que são muito importantes para esses processos", declarou.
As duas candidatas entregaram os dossiês com os requisitos exigidos pela Panam Sports. Nos próximos dias, uma comissão de avaliação será formada para revisar esses documentos.
A escolha será feita por meio de uma eleição, que também terá os detalhes informados pelo Comitê Executivo da Panam Sports nos próximos dias.
O colégio eleitoral da Panam Sports é formado por um total de 41 comitês olímpicos nacionais, que totalizam 53 votos países que já organizaram a competição têm direito a dar dois votos.
O Brasil já sediou o Pan em 1963 (São Paulo) e 2007 (Rio de Janeiro) e tem direito a dois votos. Já o Paraguai busca ser sede pela primeira vez.
Experiência do Rio ajuda
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, destacou que a experiência da capital fluminense, sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, ajuda a reforçar a candidatura.
"Mas também queremos aprender com todas as nações das Américas, ouvir sugestões e partilhar conhecimentos. Dessa maneira, organizaremos Jogos grandiosos não só para os cariocas, para o povo brasileiro, mas também para todos no continente", afirmou.
Detalhes da candidatura
Rio e Niterói precisaram apresentar detalhes que são previstos para a realização das competições, que terão 38 modalidades distribuídas por 57 disciplinas. Também foram informadas as datas previstas:
- Abertura dos Jogos Pan-Americanos: 8 de agosto de 2031
- Encerramento dos Jogos Pan-Americanos: 24 de agosto de 2031
- Abertura dos Jogos Pan-Americanos: 7 de setembro de 2031
- Encerramento dos Jogos Pan-Americanos: 16 de setembro de 2031
O dossiê de candidatura apresentado pelas cidades fluminenses prevê a necessidade de que sejam investidos US$ 667 milhões, ou R$ 3,8 bilhões.
No documento, os organizadores afirmam que os três níveis de governo municipal, estadual e federal estão comprometidos com os custos iniciais da candidatura.
As cidades também já preveem cinco zonas que receberão os eventos: Barra da Tijuca, Copacabana, Deodoro e Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, e Niterói.
No caso do futebol, além do Maracanã, haverá jogos em Belo Horizonte (Estádio Mineirão), Brasília (Estádio Mané Garrincha), Salvador (Arena Fonte Nova) e São Paulo (Arena Itaquera).
Uma das estruturas mais importantes da competição é a vila dos atletas, que, no caso da proposta Rio-Niterói, será formada por sete torres residenciais, com 2.083 apartamentos de dois e três quartos para atender a 7.500 atletas e 2.800 oficiais.
Candidatura Rio-Niterói entra na disputa pelo Pan-Americana 2031
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura