A Polícia Civil, em conjunto com o Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), desarticulou um grupo que planejava um ataque durante o show da Lady Gaga, que aconteceu no sábado (03/05), na Praia de Copacabana, no Rio. Eles iriam cometer um atentado com explosivos para atingir o público LGBTQIA+.
Durante a "Operação Fake Monster”, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão. Um adolescente, de 17 anos, foi apreendido e um homem foi preso em flagrante. Ambos são apontados pela investigação como líderes de uma célula que disseminava ódio pela internet.
A ação foi realizada pela Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV), pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) e pela 19ª DP (Tijuca), com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), e teve início a partir de informações sobre um possível ataque. O plano era tratado como um “desafio coletivo”, com o objetivo de obter notoriedade nas redes sociais.
Em menos de uma semana de investigações, oito integrantes de um dos grupo foram identificados, o que acarretou na ação deste sábado, nos municípios do Rio de Janeiro, Niterói e Duque de Caxias, no Rio; Cotia, São Vicente e Vargem Grande Paulista, em São Paulo; São Sebastião do Caí e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul; e Campo Novo do Parecis, no Mato Grosso.
- A Polícia Civil agiu de forma silenciosa e sem criar pânico. É o tipo de informação que a Polícia não pode desprezar. Nesse sentido, atuamos cirurgicamente para que o crime não acontecesse. Toda vez que a Polícia Civil tiver conhecimento da iminência de um ataque, nós iremos agir -, explicou o delegado Felipe Curi, secretário de Estado de Polícia Civil.
Polícia Civil evita ataque em show na Praia de Copacabana

Secretário de Estado de Polícia Civil, delegado Felipe Curi, durante coletiva de imprensa sobre a operação "Fake Monsters". - Foto: Foto: Divulgação/PCERJ.
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura