Uma pesquisa aponta que o estado do Rio de Janeiro tem 5 das 10 grandes cidades com piores índices de qualidade de vida do país. O ranking foi divulgado nesta quinta-feira (29).
Os técnicos analisaram os 5.570 municípios brasileiros pelo Índice de Progresso Social (IPS), criado pelo Instituto Imazon em parceria com outras organizações da sociedade civil.
São 57 indicadores sociais e ambientais para avaliar a qualidade de vida da população, como segurança, moradia, meio ambiente, água e saneamento, saúde e oportunidades.
Municípios do Rio tiveram baixo desempenho, veja:
Duque de Caxias: a 4ª cidade mais rica do RJ foi a 2ª pior colocada entre todos os municípios do país com mais de 500 mil habitantes. Entre as 92 cidades do estado, ocupa a posição de número 84, com os piores indicadores em Saúde e Segurança;
Belford Roxo: o município teve a 3ª nota mais baixa do país, seguida de São Gonçalo;
Nova Iguaçu e Campos dos Goytacazes também estão na lista;
Japeri aparece como 6ª pior do Brasil em cidades que têm entre 100 mil e 500 mil habitantes.
Entre as capitais brasileiras, o Rio está em 10º lugar, enquanto na média estadual o RJ figura em 8º. Segundo o estudo, a cidade com nota mais alta no Rio é Resende, no Sul Fluminense.
Mas, ainda assim, o município não figura nem entre os 100 melhores do país.
As cinco cidades que mais pontuaram e tiveram um ranking melhor ficam em São Paulo, com Gavião Peixoto liderando esse ranking.
RJ tem 5 das 10 grandes cidades com piores índices de qualidade de vida do país
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura