Reprodução/ TV Globo

Paróquia da Zona Norte do Rio recebeu papa Leão XIV duas vezes

Por G1

O papa Leão XIV já esteve por duas vezes na Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, no Engenho Novo, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A igreja é da ordem agostiniana, a mesma ordem da qual faz parte Robert Francis Prevost, eleito pontífice na quinta-feira (8).

O sacerdote esteve na paróquia em 2012, para uma visita pastoral, e em 2013, para a Jornada Mundial da Juventude. Na época, ele era bispo no Peru.

“Ele é norte-americano, mas tem um coração latino-americano. A gente pode perceber ontem, no discurso, no qual ele ficou bastante emocionado. Ele conhece a realidade da América Latina, suas dores e sofrimentos. Acho que ele será fiel ao que ele acredita.”, afirmou o frei Álefe Lucas.

O religioso conta que conheceu o atual papa no período de formação para o sacerdócio e o considera uma pessoa que capaz que cumprir o período no pontificado com serenidade.

“É uma pessoa muito simples, muito próxima. Eu acho que vai ser um papado muito próximo do povo”, destacou o frei.

Robert Francis Prevost, de 69 anos, tornou-se o primeiro papa americano da história da Igreja Católica e o primeiro vindo de um país de maioria protestante. Eleito no conclave encerrado nesta quinta, ele escolheu o nome Leão XIV. Nascido em Chicago, em 14 de setembro de 1955, Prevost construiu grande parte de sua trajetória religiosa na América Latina, especialmente no Peru.