Japeri inaugura Sala Inteligente com laboratório 3D no CIEP 401

. - Foto: .

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A educação no município de Japeri entrou na era da tecnologia ao inaugurar a primeira Sala Inteligente com laboratório 3D na última terça-feira (27). A iniciativa, implantada no CIEP 401 Lucimar de Souza Santos, em Engenheiro Pedreira, faz parte de um projeto que contempla outras cinco escolas da rede municipal.
A cerimônia contou com a presença de alunos, professores, gestores escolares, autoridades locais e representantes da Otacom Technologies — empresa responsável pela implantação da tecnologia. Durante o evento, o CEO da empresa, Alex Baião, apresentou as funcionalidades do novo espaço educacional.
“Um projeto inovador que vai tirar as crianças do celular e dar um novo sentido ao uso das telas”, afirmou Baião. “Estamos oferecendo uma tecnologia de ponta que conecta professores e alunos de maneira dinâmica. A lousa interativa permite escrita com caneta ou dedo, inserção de formas geométricas e visualização de imagens em 3D. No laboratório, os estudantes terão acesso a modelos físicos como o corpo humano, sistema solar, microscópios e muito mais”, explicou.
A Sala Inteligente está equipada com 35 computadores, enquanto o Laboratório 3D dispõe de outros 16, além de sistemas de climatização e iluminação planejados para conforto e eficiência. A proposta pedagógica também inclui jogos educativos interativos voltados especialmente para os alunos do 5º ano, com o objetivo de melhorar os índices da Prova Brasil.
A secretária municipal de Educação, Caroline Ontiveros, celebrou a entrega e ressaltou .