Sidebar

Hospitais federais do Andaraí e Cardoso Fontes devem ser entregues no primeiro semestre de 2026

Fachada do Hospital do Andaraí. - Foto: Reprodução/Google Maps.

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os hospitais federais do Andaraí, na Zona Norte, e Cardoso Fontes, na Zona Oeste, assumidos pela prefeitura, devem ser entregues no primeiro semestre de 2026. O prazo foi reiterado nesta sexta-feira pelo vice-prefeito Eduardo Cavaliere, que visitou as obras do Andaraí ao lado de integrantes do Conselho da Cidade. A unidade passou para a gestão do município em dezembro de 2024 e já reabriu a emergência e ampliou o número de leitos, mas ainda enfrenta desafios.

Segundo Cavaliere, o governo federal tem honrado todos os repasses, e os cronogramas estão sendo cumpridos conforme planejado. O vice-prefeito afirmou que entregas graduais continuarão sendo feitas nos próximos meses.
“A cada etapa que se conclui, a gente faz a abertura e bota para funcionar. Aliás, a gente aumentou muito a capacidade do hospital, mesmo com as obras de andamento. Quase dobramos a capacidade de leitos aqui antes de concluir as obras do hospital como um todo. Então, o hospital federal de Andaraí, especialmente pelo tamanho, pela dimensão, cada andar aqui é um hospital. Então, a gente está faseando isso, desde o início a gente anunciou dessa forma, faseando essas inaugurações, colocando o hospital para funcionar aos poucos. A gente tem inauguração em agosto, em setembro, cada etapa do hospital, dessas unidades de tratamento que forem sendo concluídas, a gente está reabrindo e colocando para funcionar para a população. Claro que até o início do ano que vem, a gente quer ter o hospital inteiramente reformado, inteiramente funcionando para a população“, conta.
Desde fevereiro, ambas as unidades voltaram a operar emergências em espaços provisórios, com capacidade para até 400 atendimentos diários cada. Ao todo, estão previstos mais de 700 leitos nas duas unidades. O Hospital do Andaraí, atualmente com cerca de 300 leitos, chegará a 450. O Cardoso Fontes saltará de 120 para 250 leitos.
As reformas incluem modernização de centros de imagem, abertura de novas alas pediátricas, reestruturação de CTIs e atualização do parque tecnológico. Os projetos arquitetônicos também estão sendo redesenhados para melhorar os fluxos de atendimento e o acesso da população.
No Hospital da Lagoa, há uma proposta de integração com o Instituto Fernandes Figueira, da Fiocruz. Já o Hospital de Ipanema tem um plano de modernização em fase de elaboração, com melhorias previstas para os próximos meses.