Washington Reis critica exoneração por Bacellar e acusa motivação política

Washington Reis: secretário estadual de Transportes foi demitido pelo governador em exercício, Rodrigo Bacellar - Foto: MDB/Reprodução

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O secretário estadual de Transportes do Rio de Janeiro, Washington Reis, foi exonerado nesta quinta-feira (3) pelo governador em exercício, Rodrigo Bacellar, em meio a uma crescente disputa política no estado. A decisão, publicada em edição extra do Diário Oficial, foi o primeiro ato oficial de Bacellar após assumir o governo interinamente com a viagem de Cláudio Castro ao exterior.

Bacellar justificou a demissão alegando insubordinação e falta de diálogo. “Não posso ter um secretário que mal fala comigo”, afirmou ao RJ2. Washington Reis, por sua vez, rebateu com dureza: “Ele fez para aparecer. Se botasse uma melancia no pescoço, seria mais plausível”.
O estopim do conflito pode estar na recusa de Reis em apoiar a possível candidatura de Bacellar ao governo estadual em 2026. A crise se intensificou com a convocação de Reis pela Alerj para explicar o reajuste das tarifas do Metrô, fato que gerou embates no plenário.
Além de Reis, Bacellar exonerou Kennedy Martins do IPEM-RJ. Reis, atualmente inelegível, poderá ter sua situação revertida no STF. Ele destacou avanços na pasta e encerrou sua nota com nova crítica: “Minha exoneração se deu unicamente por não apoiar quem não tem preparo para governar o estado”.
Fontes de informações: Governo do Estado do Rio de Janeiro, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, RJ2, Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.