Um ônibus foi tomado por traficantes e usado como barricada em Costa Barros, na Zona Norte do Rio, em represália à uma operação policial iniciada no Complexo da Pedreira na manhã desta segunda-feira (14). Os criminosos também atearam fogo a entulho em algumas ruas.
Até a última atualização desta reportagem, nove pessoas haviam sido presas, e cinco fuzis, apreendidos.
Segundo o comando do 41° BPM (Irajá), o objetivo da operação é combater o roubo de cargas e veículos, além de coibir disputas territoriais na região.
A ação também busca remover barricadas e obstáculos que dificultam a circulação de moradores e a entrada de serviços públicos essenciais.
A porta-voz da PM, tenente-coronel Claudia Moraes, disse que a comunidade tem muitas entradas e saídas, o que facilita a movimentação de criminosos.
"Além da questão do combate aos roubos de veículos e de cargas, tem a questão também de impedir a movimentação de criminosos. Dessas regiões também partem ataques desses grupos para disputas territoriais na Zona Norte."
"A área do 41º BPM é a área onde mais se apreendeu fuzil no ano passado e esse ano também. Então, isso mostra a grande concentração dessas armas de guerra nas mãos desses criminosos nessa região", acrescentou.
A Secretaria Municipal de Educação informou que 11 escolas foram fechadas na região. Uma unidade de saúde suspendeu o atendimento.
A Rioônibus informou que o ônibus tomado é da linha 920 e faz o trajeto Bonsucesso x Pavuna. Não se sabe se havia passageiros no coletivo no momento que ele foi tomado pelos criminosos.
Os agentes aguardavam a chegada da chave para remover o ônibus do local.
Por conta da ocorrência, duas outras linhas precisaram ser desviadas na região: a 778 (Pavuna × Cascadura) e a SVB665 (Pavuna × Saens Peña).
Só este ano, criminosos atacaram 68 ônibus no RJ.
PM faz operação no Morro da Pedreira, e ônibus é usado como barricada
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura