Criminosos usam nome de sindicato para enviar boletos falsos de cobrança a condomínios e empresas no Rio

Nas redes sociais, Segovi Rio alertou sobre a fraude. - Foto: Reprodução

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Criminosos estão enviando falsas cobranças — com supostas notificações extrajudiciais — para condomínios e empresas, se passando pelo sindicato que representa o setor imobiliário do Rio de Janeiro. As mensagens afirmam que os imóveis têm pendências financeiras, mas tudo não passa de um golpe.

Nos documentos, os golpistas exigem o pagamento da chamada “taxa de contribuição confederativa assistencial”.

De acordo com o Sindicato da Habitação do Rio de Janeiro (Secovi Rio) — que representa condomínios, administradoras, imobiliárias e incorporadoras no estado —, trata-se de uma fraude. Os e-mails e documentos enviados não são legítimos e não têm qualquer vínculo com a entidade.

“Os documentos enviados não são legítimos e não têm vínculo com o Secovi Rio. A entidade não realiza cobranças por e-mail e não utiliza QR Code de terceiros, chaves Pix ou qualquer meio não formal”, afirmou Leonardo Schneider.

A entidade reforça que a contribuição assistencial, que garante uma série de benefícios aos contribuintes em dia, deve ser paga diretamente no banco, seguindo os prazos e condições estabelecidos na convenção coletiva de trabalho 2025/2026.

“A contribuição assistencial ao Secovi deve ser paga exclusivamente via boleto bancário, constando o nome do Secovi Rio como cedente, nos prazos e condições previstos na convenção coletiva de trabalho”.
Diante do aumento das denúncias, o Secovi Rio usou as redes sociais para alertar seus associados.

“Cuidado com golpes! Secovi alerta sobre envio de notificações falsas a condomínios com cobrança indevida de contribuição assistencial”, diz a publicação.

O sindicato também destacou que todas as comunicações oficiais são feitas exclusivamente pelos canais institucionais da entidade. Em caso de recebimento de notificações suspeitas por e-mail, SMS ou WhatsApp, é fundamental que os condomínios verifiquem a origem do documento antes de realizar qualquer pagamento.

O site oficial do Secovi Rio é: www.secovirio.com.br.