A Prefeitura do Rio de Janeiro está testando um novo modelo de bueiro feito com material derivado do plástico, numa tentativa de reduzir os furtos constantes de grelhas metálicas em vias públicas. A medida, que já vem sendo avaliada desde maio, está sendo aplicada em pontos da Zona Sul, Centro e Zona Norte da cidade.
Segundo o secretário municipal de Conservação, Diego Vaz, a substituição visa desestimular a ação de criminosos que revendem as peças de metal em ferros-velhos. “O plástico não tem valor comercial, o que inibe o furto. Apesar de custar cerca de 30% a mais, esse modelo representa economia a médio e longo prazo”, explicou em entrevista à rádio BandNews FM.
O Túnel Martim de Sá, na região central, será uma das primeiras estruturas a receber as novas grelhas. A licitação já está em preparação e deve ser lançada até 30 de julho. Segundo relatos de moradores, os furtos têm sido frequentes e, muitas vezes, associados a usuários de drogas.
No Parque Recanto do Trovador, em Vila Isabel, a troca também está prevista, mas depende da aprovação do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e do Instituto Rio Patrimônio, já que o local é tombado.
Além disso, a Secretaria de Conservação anunciou a abertura de licitação para a pintura de dez túneis da cidade. As interdições para os trabalhos serão feitas durante a madrugada, a fim de minimizar transtornos no trânsito.
Prefeitura do Rio testa bueiros de plástico para coibir furtos e reduzir prejuízos
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura