Agentes baleados na Região Metropolitana do Rio aumentam 34% em 2025

- Foto: Reprodução.

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O número de agentes de segurança baleados na Região Metropolitana do Rio de Janeiro registrou alta preocupante de 34% entre janeiro e julho de 2025, comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados do Instituto Fogo Cruzado indicam que, neste intervalo, 74 agentes foram atingidos por tiros, dos quais 39 morreram e 35 ficaram feridos. Em 2024, no mesmo período, foram 55 agentes baleados, com 22 mortes e 33 feridos.
O aumento se torna ainda mais alarmante quando se observa a elevação de 77% no número de agentes que não resistiram aos ferimentos. Em julho, até o momento, 8 agentes foram baleados; 6 morreram e 2 ficaram feridos. Sete dos atingidos são policiais militares. Este único mês já representa mais de 10% dos casos registrados ao longo de 2025.
Os meses de janeiro e fevereiro deste ano concentraram os maiores índices de violência contra os agentes. Em fevereiro, 15 profissionais foram baleados, com 8 mortes e 7 feridos; em janeiro, foram 13 baleados, 8 mortos e 5 feridos. Dez dos envolvidos nesses dois meses eram policiais militares.
O crescimento expressivo dos casos reflete um cenário grave de insegurança para os agentes que atuam na linha de frente da segurança pública, reforçando a necessidade urgente de políticas eficazes para proteção desses profissionais.
Especialistas alertam para a importância de ações integradas entre governo, polícia e comunidade para combater a violência e garantir a segurança dos agentes, essenciais para a manutenção da ordem e proteção da população.