Divulgação/PMNI

Festa do Aipim movimenta Tinguá com gastronomia, cultura e tradição popular

Por Denise Emanuele Paz Carvalho

Com status de Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro desde abril, a tradicional Festa do Aipim chega à sua 16ª edição entre os dias 11 e 13 de julho, em Tinguá, distrito de Nova Iguaçu. Organizado pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Governo (SEMUG), Cultura (SEMCULT), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDETTUR) e pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), o evento promete reunir o melhor da gastronomia local, música, artesanato e agricultura familiar.

Serão 20 estandes gastronômicos com pratos criativos que têm o aipim como ingrediente principal. Além disso, artesãos do Programa de Artesanato da FENIG exporão suas criações em outras 20 barracas, valorizando o talento local. A Feira da Roça contará com produtos de pequenos agricultores da região, fortalecendo a economia rural.
A programação musical é extensa e diversificada. Na sexta-feira (11), as apresentações começam às 18h com a banda Júpiter (forró), seguida da banda Sobre as Ondas (MPB), e encerrando com um tributo a Zé Ramalho pelo Trio Baião Lunar e Paulo Ximenes. No sábado (12), a música começa às 13h, com artistas como Asafe Gregório, Rafaell Angello, Banda Lux e o grupo Samba da Siriguela. A noite se encerra com uma animada quadrilha junina.
No domingo (13), o evento recebe Naldo do Forró, Sambaixada, Beto Souza, Forró Sal Trio e Pimenta do Reino, entre 12h e 20h, garantindo o encerramento com muito ritmo e animação.
Fontes: Prefeitura de Nova Iguaçu, Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), Secretaria Municipal de Cultura de Nova Iguaçu.

  • Tags: