Por Denise Emanuele Paz Carvalho
Ao comemorar seus 34 anos nesta segunda, 30 de junho, Japeri tem muitos motivos para celebrar. A cidade vive um novo tempo, com avanços concretos em áreas essenciais como infraestrutura, saúde, educação, habitação e mobilidade urbana.
Um dos marcos dessa transformação é o salto no número de vias drenadas e pavimentadas, que passou de 30% para 70%. Cerca de 200 ruas foram beneficiadas, levando mais dignidade e qualidade de vida para milhares de moradores. Outro sonho antigo da população também está prestes a se tornar realidade: a construção da primeira maternidade municipal, orçada em R$ 53 milhões, com recursos garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Mas os investimentos vão além. Estão em andamento a construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), conjuntos habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, com mais de 100 famílias contempladas na primeira fase e obras de lazer, como cinco novas praças e uma ciclorrota que ligará a quadra do “forninho”, no Eucaliptos, a seis ruas de bairros da região.
E os projetos respeitam o meio ambiente. “É importante dizer que nossos projetos têm preocupação com a sustentabilidade e como a comunidade gosta de utilizar os espaços. No Eucaliptos, por exemplo, vamos utilizar elementos florestais da mata nativa em uma área que abrigará uma quadra de alto rendimento. Teremos nova cobertura e piso com pintura epóxi de alta durabilidade”, explicou Andreia Brito, secretária de Captação de Recursos.
Na educação, os resultados também são motivos de comemorações. Com cerca de 14 mil estudantes na rede municipal, a Prefeitura reformou escolas, entregou duas unidades de educação infantil padrão FNDE, paralisadas há quase uma década e ampliou o número de vagas na creche por meio de convênios com instituições parceiras. Está licitando a primeira escola de tempo integral, orçada em 9 milhões, que ficará entre mucajá e santa Terezinha.
Presente com olhos no futuro
Japeri também planeja o futuro com responsabilidade e inovação. Já estão previstos o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU da Cultura), em Nova Belém, um espaço esportivo comunitário na Lagoa do Sapo, e novas unidades do CRAS nos bairros Mucajá, Delamare e Nova Belém, com capacidade para atender mais de 2.100 famílias por ano.
A saúde, um dos maiores desafios históricos do município, tem recebido atenção especial. “Foram 15 anos sem a inauguração de um novo equipamento de saúde. Reformamos e ampliamos a UBS de Vila Central, dentro do novo padrão que estamos implantando. Todas as novas unidades contam com consultórios odontológico e ginecológico. A meta é levar atendimento digno e próximo à casa das pessoas”, afirma a prefeita Fernanda Ontiveros.
Desde 2021, o número de UBSs passou de 8 para 11, e a cobertura da Atenção Básica saltou de 30% para 80%, graças à adesão ao programa Mais Médicos. E tem mais: três novas UBSs estão sendo construídas nos bairros São Jorge, Laranjal e Beira-Rio, e serão mais quatro novos postos de saúde espalhados pela cidade e a cobertura vai chegar a 100% do território. Além disso, a unidade da Chacrinha passa por reforma.
Na área da Atenção Especializada, o município inaugurou o Complexo Municipal de Regulação e lançou o Programa Fila Zero, que já possibilitou mais de 2.600 atendimentos e cirurgias eletivas, como catarata, hérnia, vesícula, laqueadura, histerectomia, vasectomia e outras. Além disso, o programa Remédio em Casa tem facilitado a vida de quem precisa de medicamentos contínuos.
Outra conquista importante é o Programa Tarifa Zero, implantado no dia 2 de maio. A iniciativa já transportou mais de 60 mil passageiros gratuitamente, promovendo inclusão e mobilidade para milhares de japerienses.
Japeri avança com dignidade e esperança
Mais do que números, Japeri comemora um novo jeito de cuidar da cidade e de sua gente. São investimentos que melhoram a vida hoje e abrem caminhos para um amanhã mais justo, sustentável e humano. Aos 34 anos, Japeri mostra que é possível crescer com planejamento, responsabilidade e amor por quem vive aqui.