Dimas Gadelha e Capitão Nelson no segundo turno em São Gonçalo

Dimas Gadelha, do PT, que conta com o apoio dos prefeitos de Niterói e Maricá, conseguiu chegar ao segundo turno na primeira colocação - Foto: Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

São Gonçalo terá segundo turno para definir o novo prefeito da cidade. Gonçalenses retornarão às urnas no dia 29 de novembro para decidir entre Dimas Gadelha (PT) e Capitão Nelson (Avante). Enquanto o petista garantiu sua vaga com tranquilidade, com 31,36% dos votos válidos, a missão não foi tão fácil para o vereador licenciado e policial militar reformado.

Nelson disputou o lugar na votação do dia 29 voto a voto com Dejorge Patrício (Republicanos). Melhor para o candidato do Avante, que teve 85.399 votos (22,82%) contra 84.664 (22,62%) de Patrício. A diferença entre ambos foi de apenas 735 votos, naquele que é o segundo maior colégio eleitoral do Rio de Janeiro.

O atual prefeito, José Luiz Nanci (Cidadania), que havia derrotado Dejorge no segundo turno em 2016, não conseguiu se reeleger. Com alto índice de rejeição, Nanci obteve apenas o quinto lugar, com 7,24% dos votos. Ele foi superado também por Ricardo Pericar (PSL), ex-vice-prefeito, que teve 9,23% dos votos válidos.

Em quinto lugar ficou Roberto Sales (PSD), com 2,5%; Seguido por Isaac Ricalde (PCdoB), com 2,34%; Rodrigo Piraciaba (PSB), que teve 1,04%; e Dayse Oliveira (PSTU), última colocada com 0.84% dos votos válidos.

Dimas e Nelson agradecem votos

Por meio de suas redes sociais, Dimas Gadelha agradeceu pelos votos que o garantiram o segundo turno como candidato mais votado. O petista também parabenizou os concorrentes pela campanha.

“Fomos para o 2° turno em 1° lugar, o que mostra o quanto o gonçalense está acreditando no nosso projeto de mudança. É o voto da renovação, da transformação. Quero aqui parabenizar a todos os adversários pela luta e pela votação, demonstrando meu respeito e querendo que as diferenças se concluam sempre no âmbito na política”, disse Gadelha, por meio das redes sociais.

Capitão Nelson também agradeceu pelos votos recebidos. O candidato pelo Avante afirmou que o momento é de união entre os gonçalenses.

“Estamos lutando dia e noite para transformar nossa cidade, sem planos mirabolantes e sem falsas promessas. Temos o pé no chão e a consciência de que é possível fazer mais por São Gonçalo, sim, se estivermos juntos. Queremos e precisamos agora de união para mudar a história do nosso município e honrar nossa gente”, disse.

Nanci fora da disputa

José Luiz Nanci é o segundo prefeito consecutivo que não consegue se reeleger em São Gonçalo. Em 2016, Neilton Mulim (PL) foi derrotado pelo próprio Nanci. Além disso, ambos não conseguiram chegar ao segundo turno em suas tentativas de se manter no cargo. O atual prefeito não havia se manifestado, até o fechamento desta matéria.