Centro de Triagem da covid-19 em SG recebe centenas de pessoas

Posto realizou cerca de 500 atendimentos pela manhã - Foto: Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Praça Zé Garoto, em São Gonçalo, voltou a receber centenas de pessoas nesta quinta-feira (26) para testagem rápida da Covid-19. O novo posto de atendimento ajudou a desafogar o Centro de Triagem do bairro, que desde março atende a população com testes rápidos, sorologia e swab e recebe pessoas de toda a cidade apesar de haver outros 13 postos de atendimento.


Com uma estrutura composta por técnicos de enfermagem e enfermeiros testando, auxiliares administrativos cadastrando a população e organizando o fluxo de atendimento e guardas municipais e voluntários da Defesa Civil dando apoio à ação, o posto de atendimento na Praça Zé Garoto voltou a bater cerca de 500 atendimentos somente na parte da manhã.


"Desde o início da pandemia estamos testando a população. A cada alerta de aumento do número de casos ampliamos o serviço com objetivo de reforçar as nossas políticas públicas de combate e atendimento. O posto de testagem na Praça Zé Garoto superou as expectativas e está atendendo acima do esperado, que era de 500 pessoas diariamente", explicou o prefeito.


Moradora do bairro Boaçu, a dona de casa Maria José Gomes, de 53 anos, foi uma das primeiras a ser atendida na manhã desta quinta-feira no local. Ela reclamava de dor no corpo, cansaço e coriza. Mas o seu teste deu negativo para o coronavírus.


"Fui muito bem atendida e orientada a fazer novo exame daqui a dez dias", garantiu dona Maria José que foi encaminhada ao médico no Centro de Triagem.


Postos de testagem - Para quem quiser saber se está contaminado com o vírus, basta se dirigir aos locais que fazem o teste rápido do Covid, que atendem de segunda a sexta, das 9h às 16h. Sendo eles: PAM Coelho, PAM Neves; PAM Alcântara; Clínica Municipal Gonçalense Barro Vermelho; Clínica da Criança (0 a 12 anos); Polo Sanitário Rio do Ouro; Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, na Zé Garoto; Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina; Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, no Porto do Rosa; e o Polo Sanitário Hélio Cruz, no Alcântara.


Outro local que faz o exame é a Clínica Municipal Gonçalense Mutondo, que atende de segunda a sexta das 8h às 22h e sábado das 8h às 15h.


O Centro de Triagem ao Coronavírus atende todos os dias das 8h às 18h e o Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, em Lagoinha, atende durante 24h, todos os dias também.