Em disputa acirrada, Capitão Nelson é eleito prefeito de São Gonçalo

Capitão Nelson, que começou a apuração em segundo lugar, virou e foi eleito o novo prefeito de São Gonçalo - Foto: Maria Costa / Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Capitão Nelson (Avante) foi eleito, no segundo turno, o novo prefeito de São Gonçalo com mais de 189.719 votos, o que representa 50,79% dos votos válidos. O vice-prefeito será Sérgio Gevu (PL). Com o apoio do presidente Bolsonaro, o candidato do Avante cresceu ao longo da apuração das urnas, que começou com o seu adversário, Dimas Gadelha (PT), na liderança. A apuração em São Gonçalo, segundo maior colégio eleitoral do estado, foi marcada pela disputa de voto a voto para definir o novo chefe do Executivo Municipal. O novo prefeito só foi decretado eleito com 99,94% das urnas apuradas. Com uma diferença de apenas 1,58% dos votos, Dimas terminou a apuração com 49,21%, ou seja, 183.811 votos.

“Devo isso tudo a minha família, aos meus amigos, à esta equipe maravilhosa e a todos que me apoiaram até aqui. Que orgulho que tenho da minha cidade! Que orgulho que tenho de ser gonçalense. Saio desta campanha vitoriosa de cabeça erguida e com disposição de honrar cada voto que me foi confiado. São Gonçalo tem jeito e o gonçalense fez a escolha certa. Eu vou provar que todos os votos em mim confiados foram acertados. Vamos juntos construir a São Gonçalo que queremos”, afirmou Capitão Nelson.

No primeiro turno, o candidato petista apontou a liderança, recebendo 117.346 votos, enquanto Capitão Nelson entrou para a disputa no segundo turno com 85.399 votos. Ao longo da campanha pelo segundo turno, Capitão Nelson recebeu o apoio de nomes que representam a ala bolsonarista, como o deputado federal Carlos Jordy (PSL) e o deputado estadual Filippe Poubel (PSL), além do próprio próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que "engrossou" o apoio ao candidato.

Em uma eleição atípica, marcada pela pandemia da covid-19, os números chamam a atenção: em um município com mais de 663,8 mil eleitores, o total de abstenções foi mais de 223.352. Os votos nulos representaram 11% (48.772), enquanto os votos em branco somaram 4% (18.179).

O novo prefeito eleito tem como principal proposta a expansão do programa Segurança Presente para todos os distritos. Apesar de ser uma atribuição constitucional do Estado, Capitão Nelson garante que irá intervir na Segurança do município para diminuir os índices alarmantes de violência. O plano de governo ainda inclui a implantação do Centro Municipal de Comando e Controle, coordenando ações integradas entre as forças de segurança.

“O cidadão de São Gonçalo merece segurança! Isto é prioritário. A partir de agora, chega de barricadas. Chega de pedir permissão para entrar em lugares. Esta cidade não é de nenhuma autoridade paralela. Esta cidade pertence ao gonçalense. O Programa Segurança Presente vai se fazer mais presente do que nunca. Este é o primeiro passo para virarmos o jogo em São Gonçalo. Com isto, conseguiremos atrair investimentos e estruturar nossa cidade do jeito que ela merece!”, afirmou chefe do Poder Executivo gonçalense.

Na área da Saúde, Capitão Nelson prometeu informatizar a rede municipal e zerar a fila de espera por exames especializados. Em meio à crise econômica, agravada pela pandemia, o prefeito eleito pretende captar investimentos para gerar mais empregos para os gonçalenses.