Santinhos tomam conta das ruas em São Gonçalo

Por Vítor d'Ávila

As calçadas do entorno da Uerj, uma das maiores zonas do município, estão cheias de santinhos

Santinhos tomam conta das ruas e calçadas no entorno da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da UERJ, no Patronato, em São Gonçalo. A sujeira representa um perigo àqueles que passam pelo local, aumentando a chance de quedas.

Movimentação

É intensa a movimentação de eleitores na Faculdade de Formação de Professores (FFP) da UERJ, desde a manhã deste domingo (15). O local é uma das maiores zonas eleitorais do município.

De acordo com os voluntários que trabalham no local, não houve registro de aglomerações, ainda que o fluxo de pessoas seja grande. Não é permitida a entrada sem máscara e há totens de álcool em gel disponibilizados em toda a zona.

O tempo em médio para um eleitor votar é de 5 a 10 minutos. Assim como no Colégio Raul Vidal, em Niterói, mesários observaram que a não utilização da biometria agilizou o tempo de votação.

Não foram registradas ocorrências policiais em nenhuma das seções. Também não houve relatos de problemas em urnas eletrônicas.

Entorno

Embora o local de votação esteja com a movimentação sob controle, de acordo com os voluntários, há aglomerações em seu entorno, como na Praça dos ex-combatentes.

Além de aglomerações e pessoas sem máscara, havia cabos eleitoras fazendo boca de urna na região. Até a publicação desta matéria, a central de flagrantes de São Gonçalo (73ª DP) havia registrado três pessoas detidas por conta da prática.

Pela cidade, apoiadores de diversos candidatos se reuniram em bares, espalhados por todo o município. Aglomerações com pessoas não fazendo o uso da máscara, além de, novamente, santinhos espalhados pelas ruas, eram cenas comuns de serem flagradas.