Prefeitura realiza sanitização em unidades de saúde de São Gonçalo

Ambulâncias da cidade também passam por desinfecção contra o coronavírus - Foto: Divulgação / Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O trabalho de sanitização tem papel fundamental na redução do contágio da Covid-19 na cidade. Por esta razão, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, nesta terça-feira (5), o serviço de desinfecção no Centro de Triagem, no bairro Zé Garoto, e no Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças (Hospital das Freiras), em Lagoinha, ambos referência no atendimento a pacientes com coronavírus. O reforço na proteção contra a doença também está sendo feito nas principais ruas do município.

Com o auxílio de um veículo picape equipado com uma motobomba acoplada, além das motofogs para auxiliar na parte externa, os agentes do Departamento de Vigilância Ambiental aplicaram o quaternário de amônia de 5ª geração pelas unidades de saúde. A tecnologia empregada é a mesma utilizada pelos chineses no combate ao vírus.

"Estou percorrendo as unidades de saúde, desde o primeiro dia do meu mandato, para fiscalizar o trabalho realizado e ter a certeza que estamos prestando o melhor serviço possível para os gonçalenses. Já determinei a abertura de 60 novos leitos até o final deste mês para pacientes com coronavírus. Aliado a isso, estamos mantendo o trabalho de sanitização nas unidades de referência e nos bairros da cidade. Este trabalho é extremamente importante para conter o avanço da doença", ressalta o prefeito Capitão Nelson.

O quaternário de amônia tem a função desinfetante contra fungos, bactérias e vírus. A aplicação deste produto visa romper a cápsula do vírus e eliminar esses seres do ambiente. A Prefeitura tem mantido o serviço de sanitização em locais estratégicos, para minimizar o contágio pela doença, como explica o secretário de Saúde, Dr. André Vargas.

"Estamos fazendo a pulverização do produto nas unidades que atendem pacientes com coronavírus e nos bairros com maior incidência da doença. Todo este quadro é monitorado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, que nos mostra onde atuar e quais locais devemos priorizar", esclarece.


Cronograma dos bairros

Nesta terça-feira, o trabalho de sanitização foi realizado nos bairros Maria Paula, Santa Izabel, Guarani, Raul Veiga e Vila Três. Já na quarta, as equipes irão atender as regiões do Boa Vista, Almerinda, Boaçu, Barro Vermelho e Fazenda dos Mineiros. Na quinta, será a vez do Porto da Pedra, Amendoeira, Jardim Amendoeira, Brasilândia, Santa Catarina e Salgueiro. Finalizando, na sexta, as equipes atendem o Jardim Nova República, Mangueira, Parada 40, Rosane, Vila Iara, Vila Lage e Palmeiras.