São Gonçalo contará com quatro dias de celebrações pelo padroeiro

Eventos na Igreja Matriz começam nesta quinta-feira. No domingo, dia de São Gonçalo do Amarante, a celebração contará com a presença do prefeito Capitão Nelson - Foto: Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Seguindo todos os protocolos para evitar o contágio do novo coronavírus, São Gonçalo inicia nesta quinta-feira as celebrações pelo dia do padroeiro do município, São Gonçalo do Amarante, comemorado no próximo domingo, dia 10. Haverá missas na Igreja Matriz de São Gonçalo, com público reduzido e transmissão via internet, lançamento de livro e missa campal. A tradicional procissão não será realizada em virtude da pandemia.

No domingo, ponto alto de comemorações pelo dia de São Gonçalo do Amarante, haverá a realização de missas às 7h, 9h, 11h e 19h. O prefeito Capitão Nelson e do vice-prefeito, Sérgio Gevú, participarão da celebração.

Neste ano, as celebrações terão público reduzido e os participantes terão que se inscrever pela internet. O número de participantes será limitado a 150 pessoas, obedecendo aos protocolos de distanciamento.

“Uma equipe preparada estará a postos para observar se os protocolos estão sendo cumpridos. São ações necessárias nesse período”, disse o padre André Luis Siqueira.

Para todos os participantes será obrigatório o uso de máscara de proteção facial que cubra nariz e boca, além da recomendação de que a pessoa porte o próprio recipiente com álcool em gel, além do que será disponibilizado na paróquia.

Como a limitação na quantidade de vagas disponíveis, para que nenhum devoto de São Gonçalo perca as celebrações, as missas serão transmitidas via internet, através do canal de Youtube da paróquia.

Segundo o padre André Luis, tempos difíceis reforçam ainda mais a importância da fé.

“Em meio ao cenário de desesperança que temos vivido, as pessoas não veem solução em curto prazo. O índice de desemprego é altíssimo, a saúde está precária. A fé é buscada como esperança. A fé é sempre importante, porém, quanto mais complicado o cenário, a fé se mostra ainda mais relevante para as pessoas”, disse o pároco.

Na sexta-feira (8), haverá o lançamento do livro “Um ilustre desconhecido - Gonçalo Gonçalves, os processos de colonização lusa nas terras guanabarinas e identidade local”, do autor Rui Aniceto Nascimento Fernandes. A publicação traz a história do português Gonçalo Gonçalves, que se confunde com o nascimento do município, quando em 1579, Gonçalo ergueu a Paróquia de São Gonçalo do Amarante para homenagear seu santo de devoção, dando origem à cidade. No sábado, dia 8, haverá celebração de missa e contação de histórias.

 

Programação:

Dia 7 de janeiro, quinta feira

Missa e adoração às 19h

 

Sexta-feira, dia 08 de janeiro

Missa e lançamento do livro “Um ilustre desconhecido - Gonçalo Gonçalves, os processos de colonização lusa nas terras guanabarinas e identidade local”, publicação que conta a trajetória e vida de Gonçalo Gonçalves, do autor Rui Aniceto Nascimento Fernandes.

 

Sábado, dia 9 de janeiro

Missa Campal e contação de história sobre a vida do padroeiro.

 

Domingo, dia 10 de janeiro, dia do padroeiro

Celebração de missas às 7h, 9h,11h e 19h

Música ao vivo às 20h30: Violão e suas possibilidades.