Saúde de SG já possui suprimentos para vacinação contra covid-19

Câmaras de conservação, seringas e agulhas já estão garantidas - Foto: Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo já está preparada para receber as vacinas contra o coronavírus, previstas para serem distribuídas até o fim deste mês, segundo o Ministério da Saúde. O planejamento de vacinação está sendo desenvolvido, mas já é certo que os profissionais da saúde, idosos com mais de 75 anos e institucionalizados (aqueles que estão em asilos e outras instituições) serão os primeiros grupos vacinados, um total de cerca de 50 mil pessoas.

Para garantir a qualidade das vacinas, as geladeiras domésticas das salas de imunização estão sendo substituídas por novas câmaras de conservação. São 90 no total para atender todas as unidades de saúde distribuídas na cidade. As câmaras garantem que as vacinas permaneçam eficientes mesmo com falta de luz durante 24 horas. Seringas e agulhas também já estão disponíveis.

“Estamos terminando o planejamento de vacinação, que deve ficar pronto até a próxima semana. A vacinação vai acontecer por fases, priorizando o trabalhador da saúde e idosos. Mas não temos nenhum detalhe de quando as vacinas serão entregues, quantas serão e quais serão”, explicou Rafael Vidal, coordenador de vacinação em São Gonçalo.

A segunda fase contemplará idosos de 60 a 74 anos; a terceira será para pessoas com comorbidades (como portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares); a quarta fase será para professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade. As datas das fases ainda serão definidas pelo Ministério da Saúde.

A vacina contra a covid-19 é contraindicada para menores de 18 anos, gestantes e para pessoas que já apresentaram reação anafilática confirmada a qualquer componente da vacina.