Oficinas gratuitas de escrita para mulheres em São Gonçalo

Formulário de inscrição já está disponível - Foto: Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas oferecidas pelo projeto Escritoras Vivas, em São Gonçalo. Serão três oficinas voltadas para criação de textos: Contos, Poesias e Escrita Jornalística, com carga horária total de 6 horas. 

As oficinas serão divididas em módulos de duas horas por aula, divididas em três sábados: 30 de janeiro e 06 e 20 de fevereiro, das 14h às 20h. Sendo Oficina de Contos, das 14h às 16h; Poesias, das 16h às 18h; e Escrita Jornalística, das 18h às 20h.

Serão 20 vagas por oficina, sendo 10 presenciais e 10 online, respeitando os protocolos sanitários por conta da pandemia do Coronavírus. As aulas presenciais vão acontecer no Bistrô Cultural D'Avó, que fica no Centro de São Gonçalo.

O projeto foi contemplado pelo edital da Lei Aldir Blanc (nº 14.017, de 29 de junho de 2020) criada pelo Congresso Federal, fruto da intensa mobilização de trabalhadoras e trabalhadores da cultura no país.

Por que escritoras vivas?

O projeto tem como principal objetivo ser um coletivo feminino de mobilização e expressão cultural na cidade de São Gonçalo. Idealizadora do projeto "Escritores Vivos", de 2017, que entrevistava escritores da cidade, a professora e também escritora Yonara Costa percebeu o número ínfimo de autoras mulheres no município.

Com isso, teve a ideia de expandir o projeto para atender a uma perspectiva feminina, ainda tão tímida na cultura gonçalense. Daí nasceu o "Escritoras Vivas" que também leva o selo do Grupo Mulheres do Brasil, criado pela Luiza Trajano, CEO da Magazine Luiza.

As oficinas

As Oficinas serão ministradas por autoras de São Gonçalo, cada uma com sua respectiva experiência na área literária. A Oficina de Contos será promovida pela Yonara Costa, que é professora do Estado e na Firjan, além de escritora (Nua de Verdade e A História de Amor dos Outros).

Já a Oficina de Poesias será ministrada pela Suzane Vieira, poetisa (Performances poéticas), também professora e doutoranda em literatura pela UFRJ.

E por fim, a Oficina de Escrita Jornalística será ministrada pela Cyntia Fonseca, jornalista e escritora (Coração de Cleópatra). Só será permitida a participação de 1 (um) CPF por oficina.

As aulas presenciais acontecem no espaço Bistrô Cultural D'Avó, numa parceria com Jandira Magno. O endereço é Rua Eduardo Vieira, 122, Centro (rua lateral do Rodoshopping).

Outras informações podem ser obtidas no Instagram do projeto(www.instagram.com/escritorasvivas) ou por e-mail ([email protected]).