São Gonçalo conclui nesta sexta-feira a distribuição de doses da CoronaVac

Ao todo, foram distribuídas no primeiro dia, 3,4 mil doses da vacina para o grupo prioritário em São Gonçalo - Foto: Divulgação / Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo vacinou, até às 11h desta quinta-feira (21), 1.500 pessoas da área da saúde e de instituições de longa permanência de idosos (Ilpi) com a vacina CoronaVac. Ainda nesta quinta, outras unidades de saúde e Ilpis estão recebendo as doses. A distribuição das unidades de saúde termina nesta sexta-feira (22) e a previsão é que, no fim da próxima semana, todo o público-alvo desta primeira etapa tenha recebido o imunizante. Ao todo, foram distribuídas no primeiro dia, 3,4 mil doses da vacina. e

A distribuição e aplicação das vacinas estão sendo controladas através de protocolos direcionados pelo Ministério da Saúde. No momento da aplicação, os beneficiados preenchem ficha e assinam que receberam a vacina. Toda a documentação será lançada no sistema do Ministério da Saúde, chamado de Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SIPNI). “Esta plataforma foi liberada nesta quarta-feira (20) e esse controle é muito importante para que as doses não sejam extraviadas”, disse o coordenador de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Rafael Vidal.

Nestes primeiros dias, todos os trabalhadores da saúde que atuam em hospitais e unidades de urgência e emergência serão imunizados, tanto de unidades públicas municipais e estaduais, quanto as particulares. “Primeiro, estamos atendendo as unidades maiores e que estão na linha de frente. Depois, as distribuições seguirão para os polos, PAMs e postos de saúde. A intenção é vacinar todos os trabalhadores da saúde da cidade”, explicou Rafael.

A vacinação nas Ilpis também começou nesta quarta-feira (20). Diferente das unidades de saúde, onde as doses são deixadas e aplicadas pelos profissionais das respectivas unidades; nas Ilpis, os profissionais da Secretaria de Saúde levam a quantidade destinada a cada instituição e aplicam, retornando com as sobras no mesmo dia. Na quarta, foi feito o Abrigo Cristo Redentor, em Estrela do Norte, o maior da cidade, onde 177 doses foram aplicadas em idosos e funcionários do local. Nesta quinta-feira (21), o Lar Samaritano, no Zé Garoto, está recebendo a visita dos funcionários da saúde. E, amanhã, será a vez do Amor ao Próximo, no Centro. Todos os outros serão feitos a partir da próxima segunda-feira (25).

São Gonçalo recebeu 13.149 doses da CoronaVac. Nesta primeira etapa, a vacinação será, exclusivamente, para os profissionais de saúde da ativa, idosos institucionalizados e moradores de residências terapêuticas, de acordo com as determinações do Ministério da Saúde. Por enquanto, não haverá vacinação em postos de saúde para a população.

As vacinas para a segunda dose estão sob gerência da Secretaria de Estado de Saúde, na Coordenadoria Geral de Armazenagem (CGA), no Barreto, em Niterói, para garantir que o esquema vacinal aconteça conforme o determinado pelo fabricante, 21 dias após aplicação da primeira dose.

A vacina contra a Covid-19 é contraindicada para menores de 18 anos, gestantes, pessoas que já apresentaram reação anafilática confirmada a qualquer componente da vacina e aquelas que estão contaminadas com o coronavírus ou com sintomas da doença.