Primeiros profissionais de saúde do Heat são vacinados

Médico e enfermeira receberam primeira dose na última sexta-feira (22) - Foto: Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O médico Ronaldo Vianna, de 81 anos, e a enfermeira Andrea Silva Coutinho, de 50, foram os primeiros profissionais do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a serem vacinados contra a Covid-19 nesta sexta-feira (22). De acordo com a direção do hospital, administrado pelo Instituto Ideas, serão imunizados nesta primeira etapa, respeitando os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela secretaria estadual de Saúde, todos os profissionais de saúde que atuam na linha de frente da pandemia.


"O Heat recebeu 800 doses da vacina e deu prioridade aos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, maqueiros e pessoal de apoio e de limpeza neste primeiro momento. São profissionais que estão na linha de frente no combate e tratamento aos pacientes com coronavirus que buscam atendimento ou estão internados em nossa unidade de saúde", explicou Raphael Riodades, diretor do Hospital Alberto Torres.


O médicoRonaldo Vianna estava emocionado ao receber a vacina. "Estava muito ansioso. Agora estou bastante aliviado e tenho certeza que os meus filhos também. Todos devem tomar a vacina. Não é uma proteção só nossa. É para a coletividade ", garantiu o cirurgião geral, que tem 52 anos de profissão.


Ao lado de outros colegas de profissão, a enfermeira Andrea Coutinho também não escondia a felicidade de ser uma das primeiras imunizadas. "Foram meses de trabalho árduo, medo, insegurança, salvando vidas e perdendo outras. É um momento de esperança agora".


O Hospital Estadual Alberto Torres é especializado no socorro a pacientes com múltiplos traumas. A unidade conta com tecnologia de ponta e é referência no Estado do Rio de Janeiro quando o assunto é salvar vidas. Desde o início da pandemia, em março do ano passado, o Heat também passou a atender pacientes de toda a Região Metropolitana com síndromes virais.
Para não contaminar pacientes que buscavam atendimento de clínica médica, ortopedia, cirurgia geral, buco maxiloe outras urgências e emergências, a direção do Hospital Alberto Torres, no início da pandemia, montou uma tenda de atendimento logo na entrada da emergência com médicos e enfermeiros treinados para receber pacientes com sintomas do Covid-19.