Defesa Civil de SG realiza testes e manutenções nas sirenes de alerta

Objetivo é minimizar riscos de desastres e proteger moradores de áreas de risco - Foto: Divulgação Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Subsecretaria de Defesa Civil de São Gonçalo, em alinhamento com as ações de preparação para chuvas, está realizando testes e manutenções preventivas nas 25 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme do município. O objetivo do serviço é minimizar os riscos de desastres e danos humanos.

“A Defesa Civil trabalha com prevenção. Realizamos os testes nas sirenes para que possamos garantir a eficácia do trabalho para a população gonçalense”, afirmou o subsecretário da Defesa Civil, Tenente Coronel Fernando Rodrigues.

Os equipamentos estão instalados nos bairros Arsenal, Barro Vermelho, Boa Vista, Covanca, Engenho Pequeno, Gradim, Itaúna, Laranjal, Lindo Parque, Mutuaguaçu, Nova Grécia, Novo México, Patronato, Porto Novo, Sete Pontes, Tenente Jardim, Venda da Cruz e Zumbi.

As sirenes possuem cinco gravações: aviso de teste, aviso de simulados, aviso de chuva, aviso de mobilização e aviso de desmobilização. O sistema monitora o índice pluviométrico (quantidade de chuvas) e informa a população sobre o risco de deslizamento. Quando a chuva atinge a cota pré-estabelecida, indicando a situação de risco, a Defesa Civil emite um alarme pelo sistema de sirene.

Neste caso, os moradores residentes nessas áreas devem reunir a família, pegar documentos e remédios necessários, desligar a chave da luz e o gás, e não voltar à casa se não tiver autorização da Defesa Civil.