Secretaria de Educação inicia sistema híbrido na próxima semana

Rede municipal de São Gonçalo passa por adaptações para receber os alunos - Foto: Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A partir da próxima semana, a Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Educação, inicia a avaliação diagnóstica, entrega aos alunos do cartão alimentação, com as cargas referentes ao mês de fevereiro, e do material pedagógico a ser utilizado no ano letivo.

Além disso, o sistema híbrido terá início com o acolhimento socioafetivo dos professores, com as orientações pertinentes e os cuidados a serem observados no retorno. As aulas serão realizadas em revezamento de grupos, dividindo 50% dos alunos em cada modelo de ensino, presencial e remoto, de acordo com a capacidade do espaço físico.

O retorno às aulas no sistema híbrido será opcional. Para aqueles que não preferirem voltar ao modo presencial neste momento, as aulas serão mantidas somente de maneira remota, como vem acontecendo desde 8 de fevereiro. Os professores com mais de 60 anos ou com comorbidades comprovadas por meio de laudo técnico vão seguir no sistema remoto, independente da opção escolhida pelo aluno. Não haverá diferenciação de conteúdo nos dois modelos de ensino.

O retorno dos alunos ao ambiente escolar será realizado de forma gradual e segura, de acordo com a realidade de cada unidade. Segundo a Secretaria de Educação, todas as unidades do município estão em fase final de ajustes para os protocolos de segurança com relação à pandemia.

"Estamos passando por um momento educacional atípico, viabilizando possibilidades para um retorno com segurança para nossos alunos e profissionais. Temos trabalhado muito no sistema remoto, e no híbrido não será diferente", comentou a secretária de Educação, Lícia Damasceno.