São Gonçalo segue vacinando idosos a partir de 70 anos

Texto segue para análise da Câmara - Foto: Renan Otto / Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

São Gonçalo continua a vacinação de idosos com mais de 70 anos neste sábado (3), das 8h às 12h, em nove pontos de vacinação contra o coronavírus, três deles com drive thru. A Secretaria Municipal de Saúde informa que não há necessidade de corrida aos locais antes do horario de abertura, já que as vacinas estão garantidas. A Secretaria Municipal de Saúde retirou nesta Sexta-Feira Santa (02), mais 47.910 doses de CoronaVac, sendo 47.060 para segunda dose e 850 para primeira dose e outras 4.120 de Astrazeneca para a segunda dose.

Além dos idosos, profissionais da saúde com mais de 60 anos que trabalham em hospitais da cidade ou que moram em São Gonçalo e atuam em hospitais de outros municípios também podem se vacinar. Estão na lista dos profissionais de saúde que podem se vacinar com a primeira dose: técnico em radiologia, enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, médico, fisioterapeuta, nutricionista, odontólogo, fonoaudiólogo, psicólogo, biólogo, farmacêutico, assistente social, biomédico e auxiliar e técnico de saúde bucal.

Balanço – Desde o início da campanha, a cidade vacinou com a primeira dose 80.817 pessoas, sendo 22.516 trabalhadores da saúde, 54.182 idosos com mais de 70 anos, 1.638 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis), 105 pessoas de residências terapêuticas, dois indígenas e 2.374 acamados. Até as 16h desta sexta-feira (2), 23.103 pessoas tinham sido imunizadas com a segunda dose.

Seguindo o calendário, na próxima segunda-feira (05) e terça-feira (06), será a vez dos idosos com mais de 69 anos. Já na quarta-feira (07) e quinta-feira (08), os idosos com mais de 68 anos poderão se vacinar e para fechar a próxima semana, na sexta-feira (09) e sábado (10), será a vez daqueles que têm mais de 67 anos.

A secretaria também imuniza com a segunda dose da vacina CoronaVac, idosos e funcionários da saúde que têm mais de 21 dias de vacinados. Para a segunda dose, todos devem estar munidos com o comprovante da primeira dose da vacina CoronaVac aplicada pela Secretaria Municipal de São Gonçalo. Aqueles que não levarem o comprovante ou apresentarem comprovante de outra cidade, não serão imunizados. Os que foram vacinados com o imunizante Oxford/Astrazeneca devem aguardar o intervalo da vacina, que é de 12 semanas, e ainda não está disponível.

Idosos acamados com mais de 70 anos que são atendidos pela Estratégia Saúde da Família (ESF) estão sendo vacinados em casa. Parentes e responsáveis de acamados ou com mobilidade reduzida, com mais de 70 anos, que não são atendidos pelo programa, podem procurar unidades de saúde mais próximas de suas residências para cadastrar o idoso para receber a vacina em casa ou podem fazer o cadastro através do email [email protected]. As vacinas já estão reservadas para os acamados, que serão vacinados dependendo da disponibilidade das equipes.

Desde o início da campanha de vacinação contra o covid-19, o município de São Gonçalo vem cumprindo o que determina o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, tanto na utilização e reserva das vacinas quanto no atendimento aos grupos prioritários. A população pode acompanhar o site www.saogonçalo.rj.gov.br e as redes sociais da Prefeitura, que informam sobre a vacinação e quem tem prioridade.

Locais de vacinação, de segunda a sexta, das 8h às 17h e sábado, das 8h às 12h

– Polo Sanitário Dr. Washington Luiz, Zé Garoto

– Ginásio do Clube Mauá, Centro

– Umpa Nova Cidade

– Clínica Gonçalense do Mutondo

– Polo Sanitário Dr. Hélio Cruz, Alcântara

– Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal

– Polo Sanitário Rio do Ouro

– PAM Coelho


Pontos com drive thru

– Campo do Clube Mauá, Centro

– Centro de Tradições Nordestinas, Neves (somente drive thru)

– Umpa Nova Cidade