Prefeitura disponibiliza serviço de coleta de pneus usados

Secretaria de Desenvolvimento Urbano recolhe material por agendamento - Foto: Renan Otto/Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, possui um canal de atendimento para que os gonçalenses solicitem o serviço de coletas de pneus usados. Os pedidos podem ser agendados através do programa Disque-Pneu pelo número (21) 97219- 6555. O serviço é realizado pelas equipes da Subsecretaria de Parques e Jardins, que fazem a coleta em estabelecimentos comerciais e residências, através de agendamento prévio. Os pneus recolhidos são transformados em material combustível de fornos, utilizados na fabricação de cimento.

O objetivo da ação é retirar pneus usados de circulação para evitar o descarte inadequado no meio ambiente, impedindo que sejam jogados nas ruas ou descartados junto com o lixo doméstico. As equipes realizam as coletas periódicas em estabelecimentos como borracharias, auto centers e residências. O descarte correto do material tornou-se uma questão fundamental para a prefeitura.

O subsecretário de Limpeza Urbana de São Gonçalo, Paulo Vallado, explica que o material não pode ser descartado em qualquer local.

“Você não pode simplesmente jogar o pneu no aterro sanitário. Muitas pessoas jogam nas ruas e até mesmo queimam o material. Encontramos uma empresa de São Paulo que realiza a coleta desses pneus usados e levam para o município do Rio de Janeiro, onde recebem tratamento para serem transformados em material combustível de fornos usados na fabricação de cimento”, explicou Paulo.

Após serem feitas a coleta nos estabelecimentos, os pneus são alocados na subsecretaria de Parques e Jardins e aguardam a retirada pela empresa.

“É um trabalho excelente, pois evita que esse tipo de material seja jogado nas ruas e virem criadouros de mosquito da dengue. Utilizo esse serviço há cerca de dois anos”, contou Gerson Antônio, que teve cerca de 100 pneus recolhidos pela Prefeitura em sua oficina de automóveis, no bairro Mutondo.

Já outro usuário relatou sua primeira experiência com o serviço do Disque-Pneu.

“Recebi a indicação desse serviço de um funcionário da Subsecretaria de Parques e Jardins, que estava trabalhando próximo à minha oficina. Resolvi ligar e o serviço funcionou perfeitamente. Achei excelente”, disse Jorge Fernandes, que teve 30 pneus recolhidos em sua oficina, no Alcântara.