Preservação e investimentos em sustentabilidade em São Gonçalo

Por Redação

Prefeito Capitão Nelson participa de reflorestamento em área de proteção ambiental

São Gonçalo vai ganhar uma Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas), a primeira pública e legalizada do Estado do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (11) pelo prefeito Capitão Nelson e pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma), na Área de Proteção Ambiental (APA) Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula. Na ocasião, também foi realizada a primeira ação de reflorestamento do programa Florestas do Amanhã.

A ação de plantio de árvores foi o pontapé inicial para implementar o programa Florestas do Amanhã em São Gonçalo. A iniciativa, da Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (Seas), tem como objetivo reflorestar 1,1 mil hectares de Mata Atlântica, com o plantio de 2,5 milhões de mudas de espécies endêmicas do bioma em diversas unidades de conservação do território fluminense.

A agenda ambiental em São Gonçalo ganhou reforço com o lançamento da pedra fundamental do local onde será a Área de Soltura de Animais Silvestres, na APA Estâncias de Pendotiba. As ASASs são áreas destinadas à reinserção à natureza de animais silvestres apreendidos ou resgatados. A criação dessas áreas representa mais mecanismos de apoio às ações de reinserção de animais apreendidos, em função do comércio ilegal, tráfico, ou mesmo de acidentes diversos como atropelamentos e desastres naturais. A Universidade Federal Fluminense (UFF) assumirá, através de convênio, a coordenação técnica e operacional da ASAS, fortalecendo a relação desses espaços de conservação com a sociedade e o meio acadêmico. As atividades também irão contar com representantes da Secretaria Estadual de Ambiente e Sustentabilidade.

"Temos que pensar sempre no futuro e nas próximas gerações, e essa área é a primeira do Estado do Rio de Janeiro para soltura de animais silvestres, que serão tratados por profissionais da UFF, por meio de um convênio. É o início de um trabalho importante e que deve ter continuidade ao longo dos anos, para que tenhamos uma cidade melhor e mais sustentável para a nossa população", declarou o prefeito Capitão Nelson.

Para o secretário de Meio Ambiente, a criação da ASAS e o programa Florestas do Amanhã reforçam o compromisso da gestão em promover práticas sustentáveis no município, proporcionando, a curto e longo prazos, mais qualidade de vida aos gonçalenses.

"A importância do Florestas do Amanhã é dar dinamismo em relação à Mata Atlântica e retribuir o quanto ela foi afetada ao longo dos tempos. Esse projeto tem por objetivo também estimular as práticas sustentáveis junto à população", disse o secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso.

Novos coletes - Os funcionários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente já estão utilizando os novos coletes em suas ações de fiscalização e trabalhos externos. O material foi adquirido através de uma medida de compensação ambiental, que também beneficiou funcionários das APAs de Maria Paula e Engenho Pequeno, além dos servidores de Parques e Jardins.

  • Tags: