Atletas gonçalenses são destaque em campeonato mundial de Jiu-Jitsu

Projeto social é realizado na base da Guarda Municipal de São Gonçalo - Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Três atletas que fazem parte do Projeto Social da Guarda Municipal de São Gonçalo participaram do Campeonato Mundial Kimono de Jiu-Jitsu Olímpico (PANO), na Arena Juventude Deodoro, realizado no último final de semana.

Entre os gonçalenses que garantiram a vitória, está o atleta Gustavo Florentino, faixa branca, de 16 anos, que disputou o pódio com mais onze atletas e sagrou-se o vice-campeão. Outro integrante do projeto, Jorge Henrik disputou com mais dez atletas na chave, conquistando o terceiro lugar; já Emily Correia, de 13 anos, faixa amarela, disputou com quatro atletas e garantiu o terceiro lugar, levando a medalha de bronze e sendo vice-campeã do campeonato no cômputo geral.

Os atletas puderam participar do campeonato através de arrecadações, sendo realizadas rifas e colaboração dos guardas municipais. O campeonato, que acontece anualmente, contou com a participação de vários atletas do Estado do Rio de Janeiro.

O professor do projeto, Marco Antônio Cabral Barros, faixa preta de 1º grau, e guarda municipal de São Gonçalo há 20 anos, contou que o projeto existe há quase quatro anos, sendo uma forma de incentivar as crianças a sonhar.

“O projeto permite que exista um diálogo com as crianças, evitando que elas sigam outros caminhos. Já temos atletas estudando para concurso, pensando em cursar faculdade, além do jiu-jitsu. Assim, conseguimos prepará-los para a vida, tornando-se cidadãos de bem. Precisamos de mais projetos sociais sérios, para ajudar as crianças. Acredito que estejamos no caminho certo”, disse o professor.

As aulas acontecem semanalmente, às terças e quintas, de 17h às 21h, e sábado, de 9h às 12h. Os interessados que desejam participar do projeto podem se dirigir até a base da Guarda Municipal de São Gonçalo, na Rua Dr. Porciúncula, na Venda da Cruz.